A Pérola das Bodas de Pérola
Por Edu Cerioni – Pérola Maria Dolce, 72 anos, é a Rainda nos 30 anos do Refogado do Sandi. E sua ligação com o bloco vem de muito tempo: desde 1995. Ou seja, só não esteve no primeiro ano.
Quem a puxou para o bloco foi sua mãe, dona Ziza Dolce, que recebeu o convite do próprio criador do Refogado, Erazê Martinho, no final de 1994, ainda empolgado com a estreia de fevereiro e já fazendo planos de ampliar o número de foliões no segundo desfile.
A paixão pela folia de Momo herdou do avô materno Chico Netto. Pérola, inclusive, tem foto do nonno com as filhas e filho caçula no Carnaval do Grêmio CP em 1934.
De volta a 95, ela foi com a mãe fantasiadas de palhaço. Dona Ziza já tinha 81 anos e desfilou com o Refogado até os 90. Ela faleceu em 2009, aos 95 anos.
Em 97, uma foto que Pérola guarda com carinho mostra sua mãe de bruxa e Erazê de pierrô. “Eu não parei mais e arrastei vários amigos, que formamos o bloco dentro do bloco do Boteco do Secundino”, conta. E emenda: “Nos reunimos até hoje na casa que era de mamãe na rua Secundino Veiga, de onde vamos junto para o desfile na Barão e Rosário”. Esse encontro começa cedo, por volta de 10 horas.
A assistente social com 48 anos de carreira e que exerce a profissão na Casa da Fonte, no Jardim Novo Horizonte, conta que foi muito saudada por ter se tornado a Rainha 2024. Ela trabalha com crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, e seus familiares, muitos já avisando que virão ao Centro neste 9 de fevereiro a partir das 15 horas, para o desfile.
“O ano que mais me marcou foi o de 2010, pois mamãe faleceu em dezembro de 2009 e o pessoal fez uma homenagem a ela, desfilando com uma camiseta com sua foto e nas costas estampada a frase que marcou a vida dela: ‘A arte de envelhecer é estar sempre sorrindo’. Foi emocionante”.
Ainda impactada com o título, diz ser uma grande responsabilidade representar o bloco, “ainda mais pela coincidência de ser nas Bodas de Pérola, eu me chamando Pérola”.
A Corte do Refogado 30 anos tem ainda a princesa Solange Muzaiel, o príncipe Renato Vianna e eu, Edu Cerioni, como o Guardião da Folia.
One thought on “A Pérola das Bodas de Pérola”
A Corte do Refogado 30 anos é maravilhosa ! Espetacular!