LOADING...

Jundiaqui

 Fotos e livro na vida do Guardião do Sandi
7 de fevereiro de 2024

Fotos e livro na vida do Guardião do Sandi

Por Edu Cerioni – Jornalista há quase 40 anos, lembro-me de ter vontade de escrever um livro desde os tempos de criança e embora meus textos somados para jornais, revistas e sites como o JundiAqui deem para encher muitos e muitos livros, o registro que fiz em 316 páginas e mais de 800 fotos dos 25 anos do Refogado do Sandi, em 2019, foram mágicos por marcar minha estreia como autor com “Infinita É Tua Beleza”.

Hoje, membro eleito da Academia Jundiaiense de Letras, da qual tomo posse de uma cadeira em março próximo, agradeço muito a todos que me ajudaram a contar a história do bloco. E a magia se completa com minha escolha como Guardião da Folia 2024. Exatamente no aniversário de 30 anos do Refogado vejo isso como um reconhecimento também pelas milhares de fotos que faço ao longo dos anos de desfiles e festas.

A Corte das Bodas de Pérola do bloco tem a Rainha Pérola Maria Dolce, a princesa Solange Muzaiel e o príncipe Renato Vianna.

EMPURRÃO – O projeto do livro “Infinita É Tua Beleza” nasceu em fevereiro e ganhou força em março de 2017, apesar de só ter sido colocado em prática a partir do segundo semestre de 2018. Em fevereiro de 2017, resolvi mostrar aqui no JundiAqui todas as rainhas do bloco e foi uma dificuldade enorme para ligar nomes e datas. Notei ali que a história estava se apagando, indo embora junto com os foliões mais antigos. Em março daquele ano, Picôco Barbaro também disse adeus e foi mais um empurrão para registrar essa linda história refoguense. Picôco era dono de uma memória inigualável do nosso Carnaval e fez falta sua ajuda para o livro e ainda faz hoje.

Além do “Infinita”, pela Editora In House de Márcio Martelli, também sou um dos compositores dos sambas do bloco e defendi em audiência pública na Câmara Municipal, em 2015, a inclusão deste como Patrimônio Cultural Imaterial de Jundiaí, o que se tornou uma realidade. Nos sambas, minhas parcerias foram com Wandão, Claudinei Duran, Tom Nando, Iliana Mendonça e Renato Vianna, inclusive agora para 2024 com este três últimos citados em “Refogado 30 Anos – Eu Vou Me Acabar” (veja a letra).

Fotos eu faço do Refogado desde 2015, batendo recordes de publicação – já passou de 1.000 imagens no site em 2018. Meu primeiro desfile foi antes disso, em 2006, junto com minha saudosa mãe, dona Nina.

Depois da história do Refogado, publiquei o livro “Maria dos Pacotes”, sucesso editorial, e para este ano ainda vou lançar outros dois, um deles aprovado pela Lei Paulo Gustavo de incentivo à Cultura e que conta a vida de Miguel do Carmo, primeiro negro do futebol brasileiro e que nasceu em Jundiaí – com ilustrações de Ricardo Colombera.

Em tempo: “Infinita É Tua Beleza” tem os últimos exemplares ainda à venda na Revistaria do Maxi Shopping, de Marcos César Duarte.

Prev Post

De Erazê para Gisela: Refogado…

Next Post

No Natura com Refogado e…

post-bars

Leave a Comment