LOADING...

Jundiaqui

 Conversas sobre Maria dos Pacotes reúnem 150
30 de agosto de 2024

Conversas sobre Maria dos Pacotes reúnem 150

Projeto aprovado e financiado pela Lei Paulo Gustavo por intermédio da Prefeitura de Jundiaí, o Podcast Maria dos Pacotes (click aqui e relembre) também ofereceu rodas de conversas e oficinas agora em agosto, Mês do Patrimônio na cidade – ouça.

A contrapartida oferecida por Edu Cerioni reuniu cerca de 150 pessoas entre os dias 6 e 28, em diferentes espaços e também para diferentes públicos.

Foram duas rodas de conversas com “jundiaienses das antigas” que conheceram a andarilha famosa – todos levantaram a mão quando questionados, como mostra a foto de Giovanna Bartholomeu.

E foram mais três oficinas de como se escrever uma biografia e transformá-la em podcast a partir da história dessa que nasceu Carlota Edith Barbieri em 1923 e morreu em 2009, após cinco anos de cama por conta de um atropelamento.

Embora sem nenhum surdo, mas previsto na contrapartida da Lei Paulo Gustavo, Edu Cerioni foi acompanhado de intérprete de Libras, a Língua dos Sinais – quem o acompanhou foi Silvia Bartholomeu.

NO CRIJU

A primeira conversa foi no Criju, dentro do Complexo Argos. Todos na faixa dos 60 anos ou mais. O papo fluiu gostoso com os alunos da professora Marli Marchini Cabreira. Foi no portão da Argos que Edu Cerioni fotografou Maria dos Pacotes em 1986, imagem que ilustra a camiseta que ele usou nas ações incentivadas pela Lei Paulo Gustavo.

Foi na tarde do dia 6, agitada no Centro de Referência do Idosos de Jundiaí, que no mesmo horário realizava um bingo. Muita gente deixou de tentar a sorte para relembrar a Maria dos Pacotes.

Um dos ouvintes, Aristides Junqueira Lopes, acabou criando uma poesia sobre a famosa mulher que perambulou pelas ruas da cidade por cerca de 40 anos. Depois ele ainda usou a inteligência artificial para musicar seus versos.

Todos os presentes contaram de seus encontros com o mito das ruas, muitos revelando que tinham piedade dela e outros a temiam.

NO CELETI

A segunda rodada de conversa do escritor e agora também autor de podcast foi no Celeti, o Centro de Educação e Lazer da Terceira Idade. Salão lotado. Muitos conheceram a Maria dos Pacotes e contaram um pouco sobre suas memórias. Os que ainda não tinham lido o livro, se surpreenderam ao saber dos anos de Juquery e outras revelações.

O tempo voou novamente e a roda de conversa foi muito além da uma hora prevista. Tudo sob o olhar atento e generoso da diretora Lynda Silva.

NO SIQUEIRA

Já neste 28 de agosto, aconteceram três oficinas com estudantes de segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual Siqueira Moraes, classes A, B e C.

Jovens de 15 e 16 anos ouviram fatos e viram fotos da Maria dos Pacotes, que apenas um ou outro já tinha ouvido falar – citando esse nome ligado a história de terror, o que o oficineiro desmistificou.

Além de Maria dos Pacotes, Edu Cerioni resgatou nomes de famosos que nasceram em Jundiaí e merecem biografias, entre outros a piloto de caça Carla Borges, a descobridora de estrela Duília de Mello, a atleta paralímpica Joyce Oliveira, que disputa os Jogos de Paris, e José do Patrocínio Oliveira, que inspirou e deu voz no cinema só Zé Carioca – a grande surpresa de todos os estudantes.

Joaquim Siqueira Moraes teve sua história resgatada também, assim como ex-alunos famosos, casos de Miguel Haddad e Pedro Bigardi, que foram prefeitos, e Ana Tonelli, que foi recordista como vereadora. Outros com história no Siqueira destacados foram o compositor Adoniran Barbosa e o dramaturgo Sérgio Roveri.

Sucesso ainda fizeram as fotografias da professora Maria Ignez Lemi com sua turma de alunos do Siqueira em 1950 e depois já como a nossa rainha do Carnaval Ignezinha do Pandeiro. Os estudantes ficaram eufóricos ao ver a transformação e a vitalidade da mulher de 93 anos de idade.

Edu Cerioni se emocionou com a recepção do Segundo Ano C, alunos respeitosos, atentos e com cabeça aberta a novos conhecimentos.

Uma proposta do palestrante foi que os alunos se reunissem em grupinhos e escolhessem quem da escola merecia uma biografia e a razão dessa escolha. Vários professores foram citados, uma ex-faxineira e alguns colegas de classe, entre eles – e por dois grupos diferentes – Cristiano Ronaldo, apontado como “nosso futuro prefeito”.

A mais tradicional escola de Jundiaí, criada ainda no final do século 19, tem na direção Gabriel Ciarrochi Pinto, atento aos movimentos que possam acrescentar cultura a seus alunos. O Siqueira acaba de receber prêmio do governo estadual de São Paulo como unidade “top 70”, entre milhares espalhadas por 645 municípios paulistas.

Fotos: Giovanna Bartholomeu, Lynda Silva e alunos do Siqueira Moraes

Prev Post

“Tobias: O Negro” tem exposição…

Next Post

De 1º a 7 de…

post-bars

Leave a Comment