Lançamento conta com neta, bisneto e trineto de Migué
A festa de lançamento do livro ilustrado “Antes do Pelé veio o Migué”, história do jundiaiense Miguel do Carmo, o primeiro negro do futebol brasileiro, agitou o Clube Beneficente Cultural e Recreativo Jundiaiense 28 de Setembro na sexta-feira (22). O escritor Edu Cerioni recebeu muitos amigos para a noite de autógrafos, que contou com a exibição do inédito na cidade curta-metragem “Migué”.
Entre os que foram prestigiar o autor, destaque para a família de Miguel do Carmo: a neta Raquel do Carmo, que é jornalista, o bisneto Lucas do Carmo Ishizaki dos Santos e o trineto Saulo Ishizaki dos Santos. Eles vieram de Campinas, onde o livro tem lançamento marcado para janeiro de 2025. O jogador defendeu a Ponte Preta entre 1900 e 1904. Uma curiosidade: o pai de Raquel, o também saudoso Geraldo, jogou pelo Guarani, o grande rival da apelidada Macaca Campineira.
Os “olheiros” do livro Luiz Alberto Carlos e José Mário Orlandi também foram ao 28. Luiz é da Academia Jundiaiense de Letras (AJL) e Orlandi é diretor do Colégio Rosa e jogou basquete pela Ponte Preta. São negros convidados por Edu Cerioni para a revisão histórica da obra.
Dois que foram craques de bola presentes: Sergião, goleiro do acesso do Paulista nos anos 80, e Bira Chagas, que jogou nos anos 70 pelo Monterrey, do México, país em que ainda é tratado como ídolo.
Cristiano Lopes, vereador reeleito, foi representar a Câmara Municipal. Também esteve lá Paty Torricelli, do trio Cardume, primeiro coletivo da história a se eleger em Jundiaí (junto com Henriquinho Parra e Carol Lemos).
Edu Cerioni reuniu ainda o pessoal do Rotary Club de Jundiaí Leste, do qual é membro honorário, da AJL e da Câmara Setorial de Literatura, da Associação Esportiva Jundiaiense, onde joga aos sábados com a Turma do Zeppe, jornalistas e outros que conhece desde a infância ou do Carnaval, como Vanderlei B.A. e Ana Preta. Também se emocionou nos abraços e beijos da família.
O Clube 28 é dirigido por Edna Oliveira. o Som da noitada ficou por conta do DJ Roger.
O livro é escrito em linguagem simples e traz ilustrações de Ricardo Colombera. Tem vendas por R$ 50,00 na Revistaria do Maxi Shopping (piso térreo, em frente da Loja da Vivo) e na Banca do Luciano (rua 23 de Maio esquina com Pitangueiras, no Vianelo). Foi aprovado e tem incentivo pela Lei Paulo Gustavo (Lei Federal nº 195/2022) por intermédio da Gestão de Cultura da Prefeitura Municipal de Jundiaí. São 60 páginas em preto e branco, no formato 23×23 cm.
No sábado 23, o escritor fez pela manhã uma roda de conversa com jogadores do Projeto Meninos do Alvorada, entre 9 e 11 anos de idade, no Beco do Grupo Sol da Cidadania (veja como foi) e à noite lançou o livro dentro da Flij – Festa Literária de Jundiaí (confira). E em mais: dia 13 de dezembro, às 19h, faz noite de autógrafos na Revistaria do Maxi.
Um dos livros foi assinado pelos presentes no clube para ser guardado como recordação das amizades pelo autor, assim como fez no lançamento de “Infinita é tua Beleza” e “Maria dos Pacotes”, que também foram vendidos na sexta.
Veja como foi o lançamento nas fotos de Fetú Nicioli: Fotos de Fetú Nicioli
One thought on “Lançamento conta com neta, bisneto e trineto de Migué”
Foi um lançamento maravilhoso, sua alegria transbordou para todos. Viva Edu Cerioni