LOADING...

Jundiaqui

 “Migué” dá papo sobre antirracismo com Meninos do Alvorada
27 de novembro de 2024

“Migué” dá papo sobre antirracismo com Meninos do Alvorada

O Grupo Sol da Cidadania promoveu um encontro de gerações ligadas pela mesma paixão ao futebol no sábado (23), a partir de uma roda de conversa com o escritor Edu Cerioni sobre seu novo livro, “Antes do Pelé veio o Migué”, com jogadores do projeto Meninos do Alvorada.

O resgate da história de Miguel do Carmo, jundiaiense que foi o primeiro negro do futebol brasileiro, serviu de pontapé inicial para um papo que levou a reflexões sobre o racismo em campo e na sociedade.

O escritor destacou que não se deve minimizar o racismo, que é preciso repensar o que se fala e que brancos e negros somos todos iguais, só mais ou menos melanina na pele. E reforçou que racismo é crime e deve ser denunciado. A luta de Vinícius Junior na Espanha foi o momento em que os garotos mais interagiram e também opinaram.

Edu Cerioni foi ao Grupo Sol acompanhado de Luiz Alberto Carlos, o único negro da Academia Jundiaiense de Letras, que destacou a importância de pretos e pardos na construção do nosso país, onde são maioria, com contribuição fundamental em todos os campos da sociedade, portanto não só o esportivo, e citou termos e expressões que devem ser varridos para sempre de nossas vidas.  Luiz foi um dos revisores históricos de “Antes do Pelé veio o Migué” – o outro é José Mário Orlandi.

O ex-jogador Everton é quem comanda o projeto Meninos do Alvorada e assim como Migué, também jogou pela Ponte Preta de Campinas. Everton é negro e apoiou quando o autor explicou que há diferenças e que “não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”.

No final, Edu Cerioni promoveu um quiz com a garotada com perguntas sobre Estêvão, Endrick, o próprio Vini e outros, com as crianças que acertaram as perguntas sendo presenteadas com livro ou camisa antiga de time.

No encerramento, na biblioteca do Grupo Sol, Edu Cerioni deu autógrafos em livros. Muitos aproveitaram para fazer uma foto com a bola autografada pelo Pelé que o escritor levou.

Voluntárias prepararam um delicioso café da manhã. A coordenação foi de Sílvia Pouza e da arte-educadora Leila. Ari Ribeiro é quem comanda o grupo. Foi prestigiar a roda de conversa o vereador reeleito de Jundiaí Daniel Lemos e também Paty Torricelli, do trio Cardume que também foi eleito em Jundiaí (junto com Henriquinho Parra e Carol Lemos).

O livro “Antes do Pelé veio o Migué” foi aprovado e tem incentivo pela Lei Paulo Gustavo, por intermédio da Prefeitura de Jundiaí – Gestão de Cultura.

Na Biblioteca do Grupo Sol da Cidadania também estão disponíveis para empréstimo os outros livros de Edu Cerioni, o sucesso editorial “Maria dos Pacotes” e “Infinita é tua Beleza”, sobre o Carnaval do Bloco Refogado do Sandi.

Fotos: Priscila/Grupo Sol da Cidadania
Prev Post

Rainha da Uva 2025

Next Post

Lançamento conta com neta, bisneto…

post-bars

Leave a Comment