LOADING...

Jundiaqui

 Maria dos Pacotes sorrindo conquista criançada
1 de setembro de 2023

Maria dos Pacotes sorrindo conquista criançada

Uma foto da Maria dos Pacotes sorrindo foi um grande achado para as crianças da Sala Coruja da EMEB Professora Fátima Aparecida Damasio dos Santos Pandolpho, no Jardim Novo Horizonte. “Sabia que ela já foi feliz”, disse Pedro, 7 anos.

 

O livro “Maria dos Pacotes”, de minha autoria, passou de mão em mão pela criançada do 1º ano que pesquisou a vida dessa lenda de nossas ruas e produziu um mural por conta do mês do folclore. E nesta sexta-feira, 1º de setembro, minha visita como autor coroou os trabalhos coordenados pela professora Daiane Castro.

Foi Daiane quem provocou a turma a pedir ajuda dos familiares para resgatar essa figura que nasceu há cem anos e morreu atropelada por um caminhão em 2009. “Deve ter doído bastante”, resumiu uma aluna. Dos 28 estudantes, pais ou mães de apenas quatro deles já tinham ouvido falar sobre a Maria dos Pacotes, que ganhou um criativo mural no corredor da escola municipal. Antes, teve  roda de conversa. “Queria que essa história se propagasse para fora dos muros da Emeb”, conta Daiane. “Tem que ser contada, recontada e nunca esquecida”.

O Jardim Novo Horizonte é um bairro de muita transição, com famílias indo e vindo do Nordeste a todo tempo, e isso a fez focar em Jundiaí. A professora conta que é tradição em agosto falar do folclore, do Saci Pererê, da Cuca etc, e que este ano buscou algo local, “próximo da gente”.

Em pesquisa na internet descobriu o livro e as histórias de uma vida sofrida da mulher que perambulou por três décadas pelas ruas de toda a cidade. “Foi enriquecedor, muitas mães falando sobre ela, trocando sensações e o que mais ouvi foi a palavra esperança, que a Maria dos Pacotes carregava e carrega esperança de uma vida melhor”, diz Daiane, 40 anos, moradora de Várzea Paulista, que não sabia até a pesquisa sobre lendas urbanas de Jundiaí da existência da Maria dos Pacotes.

Na conversa que tive com a turma da Sala Coruja, um dos meninos garantiu que já tinha visto a Maria dos Pacotes entrando no mato perto de sua casa, para gritaria geral da classe. O que mais eles queriam saber? O que ela levava nos pacotes, claro.

Aqui, mais fotos dessa manhã que me emocionou e na qual ganhei orquídeas e a Maria dos Pacotes ganhou a certeza de que sua história atravessa mais uma geração.

E TEM MAIS MARIA DOS PACOTES…

 

Prev Post

Jundiahy de 1771 já tinha…

Next Post

Índio Gigante invade festival de…

post-bars

Leave a Comment