LOADING...

Jundiaqui

 No Mês do Patrimônio, Maria dos Pacotes ganha livro de Edu Cerioni
1 de agosto de 2022

No Mês do Patrimônio, Maria dos Pacotes ganha livro de Edu Cerioni

O escritor promove noite de autógrafo em 24 de agosto; obra traz 24 fotos inéditas dessa lenda das ruas

“Maria dos Pacotes, A Lenda” é o novo livro de Edu Cerioni, autor de “Infinita É Tua Beleza”, narrando os 25 anos de história do Carnaval do bloco Refogado do Sandi, e com mais de trinta e cinco anos de experiência no jornalismo.

O escritor nasceu em 1964 na Vila Argos Velha, onde cruzou o caminho dessa figura inúmeras vezes, sempre lhe roubando um olhar curioso. E foi essa curiosidade que o levou a pesquisar a fundo a vida desse mito que só faz crescer – mais de uma década depois de sua morte, ela ainda desperta diferentes sentimentos na população, inclusive espalhando o medo.

O livro tem 88 páginas e entre as dezenas de imagens traz 24 fotografias inéditas da Maria dos Pacotes, que nasceu há 99 anos – em 5 de agosto de 1923. São fotos exclusivas feitas por Elisabete Dias Caresia e guardadas por mais de três décadas. Chamada Carlota Edith Barbieri, essa jundiaiense faleceu em 5 de janeiro de 2009 – inclusive foi Edu quem deu a notícia em jornal da época.

O prefácio de “Maria dos Pacotes, A Lenda” é de Pedro Fávaro Junior e são 40 as pessoas ouvidas pelo autor e que ajudaram a reconstruir os passos da andarilha, entre familiares dela e outros que sempre a viam perambulando pela cidade ou tiveram algum tipo de contato, como José Renato Forner, Lúcia Miguel e Maria Cristina Castilho de Andrade.

Tem fotos históricas, como ela na Primeira Comunhão ou junto ao irmão e a mãe, além de reportagens antigas e até tirinhas humorísticas que circularam nos anos 80, entre outras preciosidades.

Edu Cerioni visitou a rua em que ela morava para colher depoimento de vizinhos, foi ao túmulo da figura mais popular de Jundiaí, buscou certidões e vai revelar no livro o que aconteceu e quando foi esse rompimento que fez com que Carlota Edith se transformasse na Maria dos Pacotes.

O livro tem publicação pela Editora Inde e será vendido por R$ 60,00 – para fazer sua encomenda antecipada, entre em contato pelo (11) 97338-7784. Parte da verba arrecadada será revertida na compra de colchões de solteiro para a pensão em que a personagem morou nos seus últimos cinco anos depois do atropelamento que a impediu de voltar a andar.

A noite de autógrafos será no Fritz, cervejaria e restaurante alemão que fica na esquina da avenida Comandante Videlmo Munhoz com rua Barão de Teffé, no Anhangabaú, bem pertinho da Chevrolet Luchini. É neste 24 de agosto, a partir das 19 horas.

 

Prev Post

“JundPédia” resgata milhares de histórias…

Next Post

Gabriel Souza Violeiro tem prêmio…

post-bars

One thought on “No Mês do Patrimônio, Maria dos Pacotes ganha livro de Edu Cerioni

Vicente ferreirasays:

Da hora Edu vou adquirir um, estou muito curioso para ver se sei de algumas histórias dela… mas acho muito interessante

Responder

Leave a Comment