CONSCIÊNCIA NEGRA – Poesia sobre George Floyd vence concurso na cidade
Autor é José Renato Forner, que conseguiu levar para as letras o sufoco desse negro morto em maio
O Concurso Professora Oneide Congílio Martins, edição 2020, com o tema do “Preconceito”, reuniu 93 poesias e teve como grande vencedor o jundiaiense José Renato Forner.
O concurso foi promovido pelo Coletivo Cultura Jundiaí, com apoio do Grêmio Cultural Pedro Fávaro, sob a coordenação de uma comissão julgadora composta por Rosana Congílio, filha de Oneide, Julia Heimann, Ede Galileu, André Kondo, Rosana Banharoli e Maya Falks.
“Por George” é o nome do poema ganhador. Em segundo lugar ficou “A História dos que existem sem personagens”, de Maria Beatriz Sayeg Freire, e em terceiro, “Por dentro de mim”, de Vera Lúcia Godoy Correia.
A comissão julgadora resolveu ainda conceder menção honrosa, que não é prevista em regulamento, para “Na mira”, de Mizão Expressão; “Saudade do Sertão”, de Alexandre Saro; “O violino”, de Juds; “Filhos da senzala”, de Valéria Gomes; “Entre nós”, de MLS; “Medo do Espelho”, de Nauê e “Cânticos do Nunca”, outra participação de Maria Beatriz Sayeg.
“Não foi proposital, mas o concurso acabou por coroar o Dia da Consciência Negra, trazendo à baila e à luz o desejo de respeito a todos os que excluímos, revelando pela literatura novos autores que têm por missão e coragem iluminar o mundo com a arte”, diz Rosana.
