LOADING...

Jundiaqui

 O caro que sai barato
17 de junho de 2020

O caro que sai barato

Pelo chef Manuel Alves Filho

Você parou para pensar que um ingrediente caro pode dar origem a uma refeição econômica? Embora pareça contraditório, o princípio é verdadeiro e está ao nosso alcance.

Um bom exemplo é o prato da foto: Arroz de Bacalhau, acompanhado por batatas tostadas. Uma bela travessa serve tranquilamente quatro pessoas a um custo total de R$ 60, ou seja, R$ 15 por pessoa, o que equivale ao preço de duas coxinhas.

Para preparar esse prato, você vai precisar de: 500 gramas de bacalhau desfiado e dessalgado, 4 xícaras (chá) de arroz, 4 dentes de alho picados, 1 cebola picada, 3 tomates maduros picados, uma xícara (chá) de cebolinha,1 pimentão amarelo pequeno, 1 pimentão vermelho pequeno, 100 gramas de azeitonas pretas, 600 gramas batatas bolinha, 100 gramas de ervilha, 1 xícara de azeite, 1 ramo de alecrim, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Faça assim: cozinhe as batatas em água com sal. Reserve. Doure metade do alho e a cebola em metade do azeite. Acrescente os tomates e refogue por alguns minutos. Depois, some as metades dos pimentões picadas em cubos. Refogue por mais uns minutos. Por fim, adicione o bacalhau, o arroz e a cebolinha. Mexa por alguns instantes e coloque o equivalente a oito xícaras de água quente. Corrija o sal, tampe a panela e deixe cozinhar até que a água seque.

Em uma frigideira larga, aqueça o restante o azeite e doure o restante do alho com o alecrim. Aumente o fogo e crescente as batatas. Deixe que dourem completamente. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Transfira o arroz de bacalhau para uma travessa, decore com o restante dos pimentões cortados em tiras, a azeitona e as ervilhas levemente escaldadas. Decore com as batatas, dispondo-as ao redor da travessa. Despeje um fio de azeite generoso sobre o prato e sirva imediatamente.

Bom apetite!

 

Prev Post

Federação quer volta aos treinos…

Next Post

Vida dura: trens atrasados, ônibus…

post-bars

Leave a Comment