LOADING...

Jundiaqui

 Após 15 anos, Ana Karina Barbieri volta ao palco de Jundiaí, nesta sexta no Sesc
23 de fevereiro de 2022

Após 15 anos, Ana Karina Barbieri volta ao palco de Jundiaí, nesta sexta no Sesc

Sobrinha de Maria dos Pacotes vem com a Cia do Terno, de Londrina, no espetáculo “Na Gaveta de Baixo”

“NA GAVETA DE BAIXO – Recordações de um corpo de afetos”

(Solo revela vida pessoal inspirado por Clarice Lispector e Martha
Graham)

“Na Gaveta de Baixo” parte de um modo de trabalho chamado dramaturgia da lembrança. Foi desenvolvido pelo diretor Aguinaldo de Souza junto a um grupo de atores pesquisadores entre os anos de 2008 a 2012. A atriz Ana Karina Barbieri, que participou deste processo, usa deste conhecimento para propor não apenas o roteiro da cena como também a sua presença cênica.

Voltada para sua própria vida, em episódios selecionados e trabalhados artisticamente, realiza um conjunto cativante de ações e textos, que vai de uma aparente clareza até o hermetismo estético. A densidade da literatura e da dança moderna alimentam o processo da atriz e o espetáculo é finalizado e produzido por ela sob o olhar de um diretor que também se identifica com este modo de pensar e realizar uma teatralidade.

No plano formal de “Na Gaveta de Baixo”, a repetição e a transformação de
movimentos são geradores de revelações de um corpo jovem que se dobra,
enruga, treme e que a atriz expressa, com verdade e intensidade, no mesmo
instante em que ocorrem.

Ana Karina Barbieri é bacharela em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestranda em Artes da Cena no IA- Unicamp. Durante a graduação participou dos projetos de pesquisa “Treinamento técnico e sistematização de processos físicos de trabalho de ator” e “Entre a política e a estética: Meu corpo – página e a memória do holocausto nazista”. A parceria com Aguinaldo de Souza, professor de Artes Cênicas da UEL, tem mais de uma década em trabalhos que foram apresentados em festivais de São Paulo e Paraná.

“Na Gaveta de Baixo” nasceu do Trabalho de Conclusão de Curso de Ana Karina em 2014. Em 2019 estreou com projeto patrocinado pelo PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina e desde então percorre diferentes espaços culturais, com destaque para a “Mostra Nacional de Artes Cênicas” do Festival Internacional de Londrina.

A quem interessar possa – A atriz, Ana Karina Barbieri, é sobrinha de Carlota Edith Barbieri, conhecida como Maria dos Pacotes e está em processo de elaboração de novo solo, denominado “As Três Marias”, a respeito das mulheres de sua família. A estreia do espetáculo está prevista para maio/2022.

Em tempo: Maria dos Pacotes é tema de e-book de Edu Cerioni, editor do JundiAqui, finalizado em 31 de dezembro de 2021 com incentivo da Lei Aldir Blanc e à espera de seu lançamento pela Cultura Jundiaí.

Ficha técnica – Cia. do Terno. Classificação Indicativa: 14 anos. Duração: 50 minutos. Criação e atuação: Ana Karina Barbieri. Olhar: Aguinaldo de Souza Iluminação: Camila Rodrigues e Carol Vaccari. Operação de luz: Carol Vaccari. Operação de som/mídias: João Mosso. Foto: Valéria Felix e Fábio Alcover.

Serviço – Ingressos à venda por a partir de R$ 15,00 e R$ 30,00 (clique aqui), com início às 2o horas desta sexta-feira (25 de fevereiro). É na avenida Antônio Frederico Ozanan, 6.600 – Jardim Botânico. É obrigatório uso de máscara cobrindo boca e nariz e apresentação de comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto.

 

Prev Post

OSCAR 2022 – A brutalidade…

Next Post

Rotary festeja 117 anos e…

post-bars

Leave a Comment