Jundiaí elege Basson e LFM
Jundiaí volta a ter deputado eleito. Na verdade, dois: Luiz Fernando Machado para federal e Leandro Basson, para estadual.
Eles tomam posse em 2027. Os demais candidatos e candidata pela cidade não somaram votos suficientes na votação deste domingo (4).
O ex-prefeito de Jundiaí Luiz Fernando Machado foi eleito deputado federal pelo PL de São Paulo, com mais de 129 mil votos, em 35. lugar entre todos os candidatos.
LFM retornará à Câmara dos Deputados em Brasília – assumiu pela primeira vez em 2010.
Jundiaí não elegia um federal desde 2014, com Miguel Haddad. LFM já foi deputado estadual e por 8 anos governou Jundiaí (até 2024).
O vereador Leandro Basson (PODE) foi eleito para a Assembléia Legislativa de São Paulo com com quase 100 mil votos (55. lugar). Ex-policial civil, chegou à Câmara Municipal só dois anos atrás.
Basson é jundiaiense, diferente de LFM. Curiosamente outro nascido aqui eleito é alguém que nunca atuou politicamente na cidade: Renato Bolsonaro, sexto lugar com mais de 379 mil votos, ele que é o irmão mais novo do ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente preso por tentativa de golpe em 2023.
Flávio Bolsonaro, sobrinho de Renato, vai ao segundo turno na disputa pela Presidência da República contra Lula. Em Jundiaí, Flávio liderou com folga.

Também concorreram neste domingo para federal Alexandre Pereira (Solidariedade) com 43 mil votos; Ellen Martinelli (União) com 27,5 mil, Albino (Novo) com 10 mil, Cristiano Lopes (PP) com 5,1 mil e Silas Feitosa (MDB) com 2,1 mil.
Não se elegeram para estadual outros quatro candidatos por Jundiaí. A votação deles: Edicarlos Vieira (União ) com 19,9 mil votos, Pedro Bigardi (PCdoB) com 14,9 mil, Faouaz Taha (PSD) com 12 mil e Dica Xique-Xique (PODE) com 9,9 mil.
