LOADING...

Jundiaqui

19 de julho de 2017

Dia do Futebol: há quem diga que ele ganhou o Brasil a partir de Jundiaí

Charles Miller todo mundo ligado ao esporte bretão sabe quem foi. Mas e Mr. Hug? A gente resgata essa história…

Edu Cerioni

Comemorado em 19 de julho, o Dia Nacional do Futebol é uma celebração a esse esporte que é simplesmente o mais amado pelo brasileiro – tem quem o odeie por mexer tanto com as emoções das pessoas. De certo, são poucos os que ficam impassíveis quando a bola rola nos gramados.

Pensar no surgimento dessa paixão por aqui nos remete logo ao paulista Charles Miller, considerado o “pai do futebol”. Certo? É o que ficou registrado, embora haja controvérsia nessa história datada de 1894. Tem quem defenda que o “football” apareceu em Jundiaí dois anos antes com Mr. Hug.

Há citações sobre o pioneirismo de Mr. Hug na “Enciclopédia Delta Larousse”, em uma resposta a uma carta de leitor na revista “Placar” e no livro “História do Futebol de Jundiaí”, de Cláudio Lucato. Pouco perto de tudo que se vê e lê sobre Miller, mas que vale um resgate aqui.

“Na cidade de Jundiaí, Mr. Hug introduziu o futebol a ser praticado por brasileiros e ingleses, operários da São Paulo Railway, ferrovia construída sob concessão do Governo brasileiro, no Império, ligando nossa cidade a Santos”.

Vale lembrar que, na Inglaterra, a associação de futebol foi criada em 1863.

O local para o jogo era o pátio da ferrovia, um rapadão sem traves e sendo a bola uma bexiga de boi.

O mais antigo

Foi em 19 de julho de 1900 que ocorreu a fundação do time mais antigo do Brasil em atividade, o Sport Clube Rio Grande, do Rio Grande do Sul, registrado alguns dias antes da Associação Atlética Ponte Preta (11 de agosto), de Campinas. Embora haja controvérsia também neste caso, como se vê pela nota acima da “Placar” – o que só faz aumentar o encanto por aquele que já foi apelidado de esporte bretão, pela regras terem nascido na Grã-Bretanha.

O primeiro time foi o Jundiahy Foot Ball Club, em 24 de junho de 1903 (foto acima, reprodução do livro de Lucato), em jogo diante da Associação Athlética União da Lapa, da Capital. Em 1909, ele se tornaria o Paulista Futebol Clube.

Prev Post

Garotada tem uma paixão súbita…

Next Post

Dia do Futebol: jornalistas elegem…

post-bars

Leave a Comment