LOADING...

Jundiaqui

 Uva e Jundiaí: uma alegre parceria que deu certo
27 de janeiro de 2024

Uva e Jundiaí: uma alegre parceria que deu certo

Por Miguel Haddad – Há mais de três séculos – a partir do registro em cartório da primeira venda de vinho feito com o fruto de parreiras do então povoado de Jundiaí em 1669 – a uva faz parte da história da nossa cidade.

Hoje, conforme dados do início do ano divulgados pela TV Tem, 40% da uva vendida no estado de São Paulo é plantada e colhida em Jundiaí. A atividade corresponde em 80% a geração de renda dos produtores do município. Não por outra razão, nossa cidade é conhecida como a Terra da Uva.
Mas os benefícios da nossa uva Niagara Rosada de Jundiahy não são apenas econômicos. Além dos ganhos financeiros, é fundamental conquistar prestígio e visitantes para o nosso município. Para isso foi criado o Circuito das Frutas, que movimenta o turismo em nossa região.

Outro dia, uma amiga que mora em São Paulo me falou das boas lembranças que tinha de Jundiaí quando era criança e vinha com os pais nos fins de semana para cá, almoçar em um dos nossos restaurantes italianos, que têm parreiras nos quintais.

Um evento importante que sintetiza essa lembrança tão presente nas pessoas que conhecem Jundiaí é a tradicional Festa da Uva, realizada no Parque Comendador Antonio Carbonari, popularmente conhecido como Parque da Uva.

Em meu segundo mandato como prefeito, no ano de 2004, entregamos o novo Parque da Uva, após uma reforma que durou dois anos. Após solicitação dos agricultores da nossa cidade, repensamos o parque e o que antes era um galpão construído na década de 1950 passou a contar com uma infraestrutura moderna de três pavilhões com mais de 1.000 metros quadrados cada, um espaço moderno para comportar não só a Festa da Uva, mas outros eventos que acontecem ao longo do ano em Jundiaí.

E não somente a infraestrutura foi modernizada. Já no fim do meu terceiro mandato como prefeito, entre 2011 e 2012, começamos a nos reunir com os agricultores para formatar um novo modelo para a Festa da Uva: mais participativo, que envolvesse a comunidade e os produtores, com venda e exposição das frutas e atividades locais.

A iniciativa deu certo: hoje, a Festa da Uva de Jundiaí é um evento de absoluto sucesso e que ano a ano bate recorde de público. Na edição de 2023, os 13 dias de festa atraíram mais de 242 mil visitantes, com toneladas de frutas vendidas. Além disso, foram doadas duas toneladas de frutas e legumes expostos nos fins de semana da festa a entidades beneficentes de Jundiaí através do Fundo Social de Solidariedade.

Agora, em 2024, celebramos os 90 anos da Festa da Uva, comemoração que reflete a sólida tradição do cultivo dos parreirais em nosso município, aliando o passado ao futuro, um marco que tem norteado o progresso da nossa Terra da Uva e do trabalho dos agricultores que diariamente abastecem as nossas mesas com os produtos desse fértil solo. E assim seguimos, fortalecendo os laços que conectam Jundiaí à sua história vibrante e à promissora colheita.

Miguel Haddad é o único três vezes prefeito de Jundiaí

Prev Post

Sexta fria, mas agitada por…

Next Post

Marcela e sua história na…

post-bars

Leave a Comment