LOADING...

Jundiaqui

 Família Benassi homenageada na Missa em Italiano
3 de março de 2024

Família Benassi homenageada na Missa em Italiano

Por Edu Cerioni – Foi um reencontro dos mais animados e é histórico para a Festa Italiana di Jundiaí o do padre Giuseppe Bortoloto e André Benassi neste domingo (3), de Missa em Italiano na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Colônia. Os dois foram fundamentais para a criação da festa que chega a sua 36ª edição agora em 2024, retornando às origens na praça e com shows musicais.

 

“Padre Zé”, André como prefeito e mais o visionário empresário do ramo alimentício Alfredo Paoletti foram os três que encabeçaram o início da Festa Italiana em 1988 – e que até hoje é impulsionadora de obras na paróquia e de assistência social. Uma ação que o padre lembra não ter o foco simplesmente econômico, porque em primeiro vem a evangelização e a caridade em comunidade.

O pároco rezou a missa em italiano, uma tradição que se repete todo primeiro domingo de cada mês, às 11 horas, com coral também trazendo canções na língua dos imigrantes que adotaram o Brasil como sua terra há exatos 150 anos. Essa data especial vem sendo comemorada em todo o país e mexe com milhares em Jundiaí, especialmente no bairro da Colônia e vizinhança rural.

Toda missa especial em italiano homenageia uma família e a vez agora em março foi dos Benassi. André esteve ao lado de irmãos, Sérgio e Nenê, e de outros parentes. Vários amigos foram abraçar o político de 86 anos que foi vereador e duas vezes prefeito e duas deputado.

Na saída, André presenteou os fiéis com um exemplar de seu livro “A política como missão”. Dois que devem estar na disputa para prefeito em outubro próximo foram à missa, o gestor de Finanças do Município, José Antonio Parimoschi, e o vice-prefeito, Gustavo Martinelli. Este último ficou para o almoço na Cantina Roma, onde também esteva Ricardo Benassi, outro nome forte para as eleições.

A cantina funciona do meio-dia às 15 horas toda vez que tem a Missa em Italiano, servindo por R$ 45,00 delícias como macarrão, polenta cremosa e frita, arroz, frango frito, carne de panela e salada. A próxima será dia 7 de abril e a ideia é colocar atrações musicais também. Tem bar com vinho, cerveja, suco, refrigerante e água com preço justo.

Já a Festa Italiana tem novidade: a Cantina Roma vai funcionar para um único jantar especial e o foco será a Cantina Piazza Vêneto, que fica na praça ao alto da igreja. Ali as barracas vão voltar a funcionar com força total, depois de anos de contenção por conta da pandemia da Covid-19, inclusive com shows de grupos de canções italianas, isso em quatro sábados e quatro domingos.

A festa será nos dias 18, 19, 25 e 26 de maio e 1º, 2, 8 e 9 de junho. Inclusive, a paróquia busca por voluntários para o trabalho – o interessado pode apontar a câmera do seu celular para o QR-Cod aqui acima e se inscrever, não há necessidade de ser morador do bairro ou descendente de italianos, basta ter boa vontade de servir ao próximo com alegria.

Veja mais fotos exclusivas do JundiAqui:

E em breve vai ser reinaugurada a pracinha em baixo da igreja, que receberá estátuas do Sagrado Coração de Jesus e de São João Batista Scalabrini, o apóstolo dos migrantes.

Prev Post

Nathália deixou receita de coragem

Next Post

Receita do legítimo sagu giundiaiese

post-bars

Leave a Comment