Jundiaqui
Jundiaqui

Aposentada tem orientação de ‘quarentena’, mas UBS e HSV negam exame

Jundiaqui
17 de março de 2020
Médicos teriam dito que teste só se ela tivesse tido contato com alguém que veio do exterior

Embora São Paulo e Campinas já apresentem casos de transmissão comunitária, aquela que não se sabe ao certo sua origem, uma jundiaiense de 72 anos com todos os sintomas do novo coronavírus não recolheu amostras para exame do Instituto Adolfo Lutz. Ela esteve sábado (14) no Hospital São Vicente (HSV) e segunda (16) na UBS e acabou orientada nos dois casos a fazer "quarentena voluntária" em casa.

O filho conta que a aposentada tem quadro de pressão alta e sofre com diverticulose e arritmia cardíaca, e que na sexta (13) passou a tossir, teve febre e falta de ar, sendo levada ao São Vicente sábado. "Apesar dos sintomas da Covid-19, não quiseram fazer exame, mas mandaram ficar de quarentena em casa e usando máscara. Também tive que comprar um aparelho inalador para ela", conta o filho.

"Hoje minha minha mãe deu uma piora na tosse e na falta de ar pela manhã, mas no final da tarde melhorou. Vou aguardar até amanhã, caso ela acorde ruim novamente terei que voltar à UBS". Ele diz achar estranho Jundiaí não testar todos que apresentam sintomas, uma vez que é essa a orientação do Ministério da Saúde.

ESCLARECIMENTO

Em nota, a Vigilância Epidemiológica de Jundiaí informa que a paciente não se enquadra nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para caso suspeito do Novo Coronavírus.

Para que seja realizada a coleta de exame é necessário que a pessoa tenha viagem internacional nos últimos 14 dias e sintomas como febre, tosse ou dificuldade para respirar. A outra situação é para casos que tenham tido contato com pessoas positivas ou suspeitas de infecção por Covid-19, além de febre ou dificuldades respiratórias. Também não há indicação de quarentena.
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Liga dos campeões!

Na última quarta-feira, dia 24, as tevês de todo o Brasil transmitiram o jogo mais esperado do ano entre os dois times que chegaram à final do camp [ ... ]

No aniversário de Jundiaí tem JundiAqui em Revista, linda, informativa e de graça

Vamos festejar os 365 anos da cidade com o lançamento de mais um sucesso editorial

Mosquito transgênico coloca biologia sintética na região

  Por José Arnaldo de Oliveira

A vida é missão

Por Luiz Camolesi – bacharel em Teologia – PUC-SP
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.