
Benassi em noite de autógrafos concorrida
Mesmo há vinte anos longe da cena política, André Benassi, duas vezes prefeito, comprovou que ainda é muito influente e querido em Jundiaí. O lançamento de sua biografia na noite desta terça-feira (10) atraiu uma legião de amigos e fãs do sitiante que se tornou bancário, advogado, sindicalista e se despediu como deputado em 2003, um ficha limpa que trabalhava com gabinete de portas abertas e que ajudou a lançar novas lideranças na cidade.
Sua influência atravessou fronteiras e até Fernando Henrique Cardoso, o ex-presidente, deu depoimento para o livro sobre o jundiaiense que abriu caminho para a despoluição do Rio Jundiaí. Jayme Martins, que o ajudou nessa luta que muita gente considerava inglória nos anos 80 e que hoje é de importância vital, fez questão de ir à noite de autógrafos, mesmo em cadeira de rodas, ao lado da esposa Angelina.
Pergunto ao Doutor André, como costumava ser chamado nos anos 80 e 90, se valeu a pena e ele é enfático: “Se tivesse idade, faria tudo igual outra vez”. Aos 86 anos e muito lúcido, foi quem abasteceu de histórias o jornalista Ricardo Viveiros, autor da biografia (a vigésima que assina de 56 livros publicados). “E não foi fácil tirar dele os depoimentos, porque é uma pessoa modesta e simples. Mas é o tipo de história que nós jornalistas gostamos, repleta de fatos e não de versão dos fatos”.
Foram quase dois anos de conversas, pesquisas, entrevistas de Viveiros até a escrita e agora a publicação em 192 páginas. Cerca de cem pessoas foram ouvidas, familiares, políticos e comandados pelo prefeito eleito em 1983 (ficou até 1988) e em 1993 (foi até 1996). Na segunda vez, abriu mão do mandato de deputado federal para voltar à terrinha. Além de FHC, Geraldo Alckmin e outros figurões falam com carinho deste jundiaiense que foi do MDB e se tornou um dos fundadores do PSDB, em 1989.
A biografia é uma viagem de cem anos dos Benassi. Vem da Itália para cá, dos noninhos aos dias atuais em que esse sobrenome é sinônimo de geração de renda e empregos na cidade. O grupo é forte na produção e venda de frutas, no armazenamento de congelados, na fabricação de geradores de ozônio, no mercado imobiliário e no comércio de combustíveis. Antonio Cordone, vice-cônsul honorário da Itália em Jundiaí, sua esposa Célia, Leandro Nalini e outros muitos de famílias oriundi foram pegar seus autógrafos no livro.
Cada exemplar foi vendido a R$ 65,00 e com toda a renda revertida para a Casa de Nazaré. Maria Aparecida Silva, fundadora da entidade, comemorou o sucesso da empreitada: “As doações são fundamentais para nosso trabalho assistencial às crianças em vulnerabilidade social”.
Entre os políticos, a presença marcante de Miguel Haddad, o único três vezes prefeito de Jundiaí e que também foi deputado. Disse que o amigo André tinha vocação legítima para a política. Vereadores também estiveram ali, como Cristiano Lopes e Albino.
“André Benassi – A política como missão” atraiu também o bispo diocesano de Jundiaí, Dom Arnaldo Cavalheiro, acompanhado do padre Silvio Andrei Rodrigues.
Seu João e dona Angela, os pais de André, tiveram sete filhos: além dele, José, Terezinha, Antonio, Nenê, Mário e Sérgio. Antonio, já falecido, era gêmeo de André. O caçula Sérgio, 71, se disse orgulhoso da biografia: “Dei entrevista, li, reli, fiz mais sugestões, sem dúvida é um capítulo marcante de nossa família. E fico orgulhoso do resgate do que o André fez como líder de importantes grupos para o desenvolvimento de Jundiaí” .
A fila foi longa para os autógrafos no aconchegante Espaço Dona Nice, na Malota. A noitada contou com serviço de buffet, comidinhas deliciosas, como um baião de dois cuja fama correu de boca em boca. Teve espumante para brindes e som com violinista em um primeiro momento e trio com piano, bateria e sax depois. A equipe de Viviane Quiesse, do RH do Grupo Benassi, cuidou de todos os detalhes junto com a cerimonialista Patrícia de Salvi.
Veja mais fotos exclusivas do JundiAqui:
Em breve, trago mais sobre o livro que adquiri. Benassi diz ter tocado em questões que lhe foram delicadas, como a ameaça de fechamento da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Volto ao assunto…
Texto e Fotos: Edu Cerioni
Leia também: Biografia de Benassi vem aí e ajuda Casa de Nazaré
2 thoughts on “Benassi em noite de autógrafos concorrida”
Parabéns André Benassi….
Pelo conjunto da obra!
Excelente matéria