LOADING...

Jundiaqui

 Benassi em noite de autógrafos concorrida
11 de outubro de 2023

Benassi em noite de autógrafos concorrida

Mesmo há vinte anos longe da cena política, André Benassi, duas vezes prefeito, comprovou que ainda é muito influente e querido em Jundiaí. O lançamento de sua biografia na noite desta terça-feira (10) atraiu uma legião de amigos e fãs do sitiante que se tornou bancário, advogado, sindicalista e se despediu como deputado em 2003, um ficha limpa que trabalhava com gabinete de portas abertas e que ajudou a lançar novas lideranças na cidade.

Sua influência atravessou fronteiras e até Fernando Henrique Cardoso, o ex-presidente, deu depoimento para o livro sobre o jundiaiense que abriu caminho para a despoluição do Rio Jundiaí. Jayme Martins, que o ajudou nessa luta que muita gente considerava inglória nos anos 80 e que hoje é de importância vital, fez questão de ir à noite de autógrafos, mesmo em cadeira de rodas, ao lado da esposa Angelina.

Pergunto ao Doutor André, como costumava ser chamado nos anos 80 e 90, se valeu a pena e ele é enfático: “Se tivesse idade, faria tudo igual outra vez”. Aos 86 anos e muito lúcido, foi quem abasteceu de histórias o jornalista Ricardo Viveiros, autor da biografia (a vigésima que assina de 56 livros publicados). “E não foi fácil tirar dele os depoimentos, porque é uma pessoa modesta e simples. Mas é o tipo de história que nós jornalistas gostamos, repleta de fatos e não de versão dos fatos”.

Foram quase dois anos de conversas, pesquisas, entrevistas de Viveiros até a escrita e agora a publicação em 192 páginas. Cerca de cem pessoas foram ouvidas, familiares, políticos e comandados pelo prefeito eleito em 1983 (ficou até 1988) e em 1993 (foi até 1996). Na segunda vez, abriu mão do mandato de deputado federal para voltar à terrinha. Além de FHC, Geraldo Alckmin e outros figurões falam com carinho deste jundiaiense que foi do MDB e se tornou um dos fundadores do PSDB, em 1989.

A biografia é uma viagem de cem anos dos Benassi. Vem da Itália para cá, dos noninhos aos dias atuais em que esse sobrenome é sinônimo de geração de renda e empregos na cidade. O grupo é forte na produção e venda de frutas, no armazenamento de congelados, na fabricação de geradores de ozônio, no mercado imobiliário e no comércio de combustíveis. Antonio Cordone, vice-cônsul honorário da Itália em Jundiaí, sua esposa Célia, Leandro Nalini e outros muitos de famílias oriundi foram pegar seus autógrafos no livro.

Cada exemplar foi vendido a R$ 65,00 e com toda a renda revertida para a Casa de Nazaré. Maria Aparecida Silva, fundadora da entidade, comemorou o sucesso da empreitada: “As doações são fundamentais para nosso trabalho assistencial às crianças em vulnerabilidade social”.

Entre os políticos, a presença marcante de Miguel Haddad, o único três vezes prefeito de Jundiaí e que também foi deputado. Disse que o amigo André tinha vocação legítima para a política. Vereadores também estiveram ali, como Cristiano Lopes e Albino.

“André Benassi – A política como missão” atraiu também o bispo diocesano de Jundiaí, Dom Arnaldo Cavalheiro, acompanhado do padre Silvio Andrei Rodrigues.

Seu João e dona Angela, os pais de André, tiveram sete filhos: além dele, José, Terezinha, Antonio, Nenê, Mário e Sérgio. Antonio, já falecido, era gêmeo de André. O caçula Sérgio, 71, se disse orgulhoso da biografia: “Dei entrevista, li, reli, fiz mais sugestões, sem dúvida é um capítulo marcante de nossa família. E fico orgulhoso do resgate do que o André fez como líder de importantes grupos para o desenvolvimento de Jundiaí” .

A fila foi longa para os autógrafos no aconchegante Espaço Dona Nice, na Malota. A noitada contou com serviço de buffet, comidinhas deliciosas, como um baião de dois cuja fama correu de boca em boca. Teve espumante para brindes e som com violinista em um primeiro momento e trio com piano, bateria e sax depois. A equipe de Viviane Quiesse, do RH do Grupo Benassi, cuidou de todos os detalhes junto com a cerimonialista Patrícia de Salvi.

Veja mais fotos exclusivas do JundiAqui:

   

Em breve, trago mais sobre o livro que adquiri. Benassi diz ter tocado em questões que lhe foram delicadas, como a ameaça de fechamento da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Volto ao assunto…

Texto e Fotos: Edu Cerioni

Leia também: Biografia de Benassi vem aí e ajuda Casa de Nazaré

 

Prev Post

No lindo centenário da ACE

Next Post

Contraluz no Expressa

post-bars

2 thoughts on “Benassi em noite de autógrafos concorrida

Eduardo PerQQuadros Souzasays:

Parabéns André Benassi….
Pelo conjunto da obra!

Responder
SANDRA MARIA CARNIOsays:

Excelente matéria

Responder

Leave a Comment