LOADING...

Jundiaqui

 Brasil tem mais de 3 mil mortes pela 1ª vez em um dia; Jundiaí são 10
23 de março de 2021

Brasil tem mais de 3 mil mortes pela 1ª vez em um dia; Jundiaí são 10

Bolsonaro fala em vacinas na TV e panelaço se ouve por todo o país, inclusive aqui na cidade

O Brasil registrou a trágica marca de 12.136.615 casos e 298.843 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia, segundo balanço desta terça-feira (23), quando foram 3.158 mortos em 24 horas. Aqui na cidade foram dez falecimentos no boletim, o segundo pior do último ano.

No dia em que o país bateu mais uma triste marca na pandemia, passando pela primeira vez de 3 mil mortes por Covid, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, sob panelaços. Ele citou que o Brasil confia nas vacinas, mas sem passar confiança a ninguém.

Bolsonaro, inclusive, disse o nome da CoronaVac, a vacina que ele ironizava por ser chinesa e a mesma que lhe fez comemorar uma vitória quando da morte de um voluntário meses atrás – sequer se deu ao cuidado na época de se informar de que a morte não teve nenhuma relação com a imunização, por ter sido um suicídio.

Por aqui, a Prefeitura de Jundiaí informou que, nesta terça-feira (23), mais dez óbitos foram contabilizados de residentes na cidade causados pelo novo coronavírus, chegando a 110 só em março e a 729 dentro da pandemia. O mês já responde por 15% de todos os óbitos até agora.

Foram 5 mulheres e 5 homens, uma delas de 28 anos apenas – o boletim aponta que era obesa. As outras tinham 68, 70, 71 e 75. As idades deles eram de 46, 53, 62, 73 e 74 anos, portanto dois homens abaixo dos sessenta.

O salto nos novos casos foi significativo, 328, indo a 29.913 dentro da pandemia. São 859 casos ativos e ocupação de leitos de UTI estão em 86% e 90%, respectivamente, para hospitais público e privados.

As doses de vacinas a conta-gotas somam agora 43.027. A boa notícia é que Jundiaí foi buscar em Campinas – 11ª retirada – 13.850 doses que serão destinadas para completar a imunização dos que têm de 77 a 79 anos e para abrir a dos com 69 anos ou mais – o agendamento será divulgado nos próximos dias.

Uma novidade é que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste passou a ser usada como enfermaria para internação e tratamento Covid-19 com 14 leitos (sendo 2 com respiradores), para aliviar um pouco mais o Hospital São Vicente de Paulo, onde já se estuda ampliação de leitos até na capela.

Curiosamene, o prefeito Luiz Fernando Machado só não fala em reabrir o Hospital de Campanha que foi montado com verba municipal dentro do 12º GAC e teve pouco uso até aqui.

Outra informação que ainda não foi divulgada é se a cidade teve confirmação da cepa chamada P1. O site da Prefeitura Municipal noticiou em 16 de fevereiro essa suspeita, que exames estariam sendo feitos no Instituto Adolfo Luz, mas nunca mais se tocou no assunto. Foram exames de três pessoas vindas de Manaus (AM) – foo acima de cemitério lá – e positivas para a Covid-19.

Prev Post

Psiquê em Música chega online…

Next Post

Gianlucca Mauad testa positivo para…

post-bars

Leave a Comment