LOADING...

Jundiaqui

 Psiquê em Música chega online com “a solidão que nos toca”
23 de março de 2021

Psiquê em Música chega online com “a solidão que nos toca”

Com música ao vivo por Mil Taroba e Tom Nando, tem o comando da psicóloga Rita Cerioni dia 3 de abril

O Psiquê em Música, projeto idealizado há dois anos por Rita Nicioli Cerioni, psicóloga e doutora em Psicologia Clínica pela USP, está de casa nova! O encontro, que tem como objetivo propor reflexões sobre as dores humanas, utilizando a música popular brasileira como disparadora, inaugura nova fase agora no Instituto Clare Winnicott: Estudos em Psicologia.

No próximo dia 3 de abril, a partir das 10h, acontece o encontro “Psiquê em Música: a solidão que nos toca”, indispensável aos tempos de hoje. Em edição online, o encontro terá a participação ao vivo dos músicos Mil Taroba e Tom Nando, que interpretarão canções para lá de especiais relacionadas ao tema.

As discussões serão conduzidas pela Dra. Rita Nicioli Cerioni, partindo do entendimento de que dar significado às nossas experiências dolorosas é uma das vias mais honestas e efetivas de elaboração e superação. “Como diz a música ‘Ai’, interpretada por Rubi e Chico Salém: ela ‘deu de inventar palavras para curar de significado’”, cita Rita.

Para a psicóloga, a música é como uma mãe: embala nossas dores e cura nossas feridas. “Como tantos dizem, a arte salva. Mas por que ela nos salva? Porque a arte é aquilo que nos toca e nos transforma. A arte traduz a vida. E a música popular brasileira tem em sua essência a capacidade de comunicar a experiência humana na nossa língua materna”, explica.

Os ingressos para o evento podem ser adquiridos pelo Sympla (clique aqui). O investimento é de R$ 55, já incluso com a taxa de administração da plataforma.

Psiquê em Música, história

Com Tom Nando e Mil Taroba cantando e na oratória a psicóloga Rita Cerioni, o projeto “Psiquê em Música” ajudou muita gente a refletir sobre a depressão e a dor de amor nas duas edições realizadas em 2019.

Sempre com casa cheia, contaram com canções especialmente escolhidas pela psicóloga Rita, gancho para um encontro do ouvinte consigo mesmo. O projeto, que conta com o apoio do JundiAqui, é direcionado à população em geral para esclarecer diferentes questões à luz da psicanálise.

Sobre o Instituto Clare Winnicott

Fundado no início deste ano, o Instituto Clare Winnicott: Estudos em Psicologia tem como principal objetivo favorecer uma oportunidade de formação continuada aos estudantes e profissionais da área.

A Psicologia é uma ciência e uma profissão cada vez mais necessária, e que precisa acompanhar as dinâmicas mudanças psico-sócio-culturais que impactam sobremaneira nosso modo de estar no mundo, nosso prazer e dor, nossa interrelação com o outro e com a nossa subjetividade.

Ao longo desses anos de docência, Rita Cerioni se deparou com as dificuldades dos estudantes e recém-formados para investirem na contínua trajetória de ensino e aprendizagem que a profissão exige, o que variavelmente leva à uma desistência da profissão. Ver tantos bons ex-alunos abandonando seus sonhos motivou a criação de um instituto que possibilite acessibilidade aos que estão iniciando a carreira, através de cursos nas diversas áreas que a Psicologia contempla.

Os cursos são online presencial para melhor interação dos alunos com os docentes, ministrados em parceria com professores especialistas, mestres e doutores em diferentes áreas. Os valores serão diferenciados para estudantes, profissionais com até 3 anos de formação e para os profissionais com mais tempo de atuação.

A ideia central é motivar os profissionais em início de carreira a investirem em sua formação dentro de suas possibilidades. O nome do instituto é uma homenagem a grande psicanalista e assistente social Clare Winnicott, guardiã e também grande incentivadora da obra de um dos grandes teóricos da psicanálise, Donald Winnicott, e sua companheira de décadas.

Prev Post

Radares ligados na cidade

Next Post

Brasil tem mais de 3…

post-bars

Leave a Comment