LOADING...

Jundiaqui

 Católicos de Jundiaí têm confissão coletiva e idosos são liberados da missa
17 de março de 2020

Católicos de Jundiaí têm confissão coletiva e idosos são liberados da missa

Também há regras de prevenção ao coronavírus entre fiéis da Igreja Universal e Testemunhas de Jeová

Edu Cerioni

Cidade de maioria católica, o jundiaiense já recebeu três comunicados nos últimos 15 dias com orientações do bispo da Diocese, Dom Vicente Costa, com medidas preventivas ao coronavírus durante reuniões, celebrações e missas. Todas as festas estão suspensas até segunda ordem.

Testemunhas de Joevá já não vão pregar de casa em casa ou levar a palavra nas ruas a partir desta terça-feira (17). Na Igreja Universal se limita o número de pessoas por culto.

Como lembrou, nesta terça, Dom Vicente, “o momento exige de nós muita responsabilidade e compromisso comunitário. Por se tratar de um vírus que é disseminado rapidamente, também as recomendações vão mudando na mesma velocidade”.

Em 28 de fevereiro e 13 de março, ele já tinha orientado, especialmente, que é para evitar, em momentos de acolhida e encontros, os apertos de mãos e abraços, que não se deve rezar a oração do “Pai Nosso” de mãos dadas e que a sagrada comunhão deve ser entregue, exclusivamente, não mão dos fiéis e não mais na boca.

Agora, amplia e diz que cada pároco realize uma Celebração Penitencial com a absolvição geral, possibilitando ao grupo de fiéis o perdão de seus pecados. “Lembro o grave dever do pároco de orientar os fiéis sobre as disposições necessárias para que este possam beneficiar-se da absolvição sacramental dada coletivamente: o arrependimento dos pecados, o propósito de emenda, a decisão de reparar os danos causados e que se proponha a fazer, em seu devido tempo, a confissão individual de todos e cada um dos pecados graves e que no momento não pode confessar dessa maneira”.

Outra medida é para que os padres dispensem das missas dominicais os idosos e qualquer pessoa com sintomas como gripe, tosse, coriza ou congestão nasal, além daqueles que têm doenças respiratórias, oncológicas e imunodepressoras. “Solicito que estas pessoas acompanhem a celebração da Santa Missa através das transmissões pela TV ou pela internet”.

Para os demais católicos, ele diz que, se for possível, que a missa dominical  seja rezada ao ar livre. “Para as celebrações da Semana Santa aguardaremos o desenrolar dos próximos dias a fim de orientá-los como deverão proceder”, avisa.

A Diocese de Jundiaí abrange 66 paróquias em 10 cidades da região.

UNIVERSAL

A Igreja Universal do Reino de Deus informa foi imposto um limite ao número de pessoas em templos religiosos, e que ntes de entrar no culto, é necessário limpar as mãos com álcool em gel ou água e sabão. Dentro dos templos, as pessoas são orientadas a se sentarem distantes umas das outras, mantendo pelo menos uma ou duas cadeiras vazias entre si. Também não se deve mais fazer orações com imposição de mãos. No comunicado, pede que as “as pessoas idosas com saúde fragilizada permaneçam em casa”.

TJ

Também há novas orientações para quem é  Testemunha de Jeová em Jundiaí. Estão suspensas a partir desta terça as pregações nas ruas e as visitas de porta em porta. E não haverá reunião dos fiéis, que vão assistí-las com transmissão pelo skype.

Prev Post

Feirante é que decide se…

Next Post

“Contágio”: a ficção agora realidade

post-bars

Leave a Comment