Jundiaqui
Jundiaqui

Corpus Christi terá distribuição de hóstia após missa, seja online ou já com fiéis

Jundiaqui
9 de junho de 2020
Católicos preparam a retomada a partir desta quinta e párocos têm escolha entre dois protocolos

O bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, anuncia que, após um período de diálogo com as autoridades sanitárias, ficou definido que Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo, Itupeva, Louveira, Cabreúva, Itu e Salto terão retomada das atividades religiosas a partir deste 11 de junho, quando se comemora o Corpus Christi. Cajamar, Santana de Paranaíba e Pirapora do Bom Jesus, que fazem parte da Região Metropolitana de São Paulo, ainda aguardam definições dos governantes.

O bispo apresentou dois protocolos diferentes de retomada, ficando a critério de cada pároco decidir, junto com seus conselhos paroquiais, qual convém adotar de acordo com a realidade local.

O primeiro protocolo define que as missas continuarão transmitidas online sem a presença dos fiéis, porém, após a celebração, poderá ser feita a distribuição da Sagrada Comunhão Eucarística. “Que seja permitido aos fiéis receberem a comunhão. A paróquia organizará um plantão com os ministros extraordinários no período máximo de apenas duas horas após o término da celebração, para que os fiéis possam ir até a igreja e recebam a Sagrada Comunhão no interior dos templos ou em outro espaço preparado para o acolhimento”, aponta.

O segundo protocolo define a reabertura gradual das igrejas para a presença dos fiéis nas missas, sendo necessário seguir rigidamente as normas sanitárias. O bispo avbisa que “não é recomendado a participação das pessoas acima de 60 anos ou com outros fatores do grupo de risco; não podem participar aqueles que apresentam sintomas de gripe e resfriado ou que tenham tido contato com paciente da Covid-19 nos últimos 15 dias. Cada celebração poderá ter a presença máxima de 20% da capacidade das naves das igrejas e devem ser observados o distanciamento de 2 metros entre os fiéis". Não será permitida carreata com fiéis nesta quinta.

Ele prossegue: "Quanto a dispensa do preceito de guardar Domingos e dias festivos continua vigente. Os fiéis que não se sentirem seguros em participar das celebrações presenciais, nesse momento, podem continuar cumprindo o preceito acompanhando a missa dominical em casa".

Celebrações com Sacramento do Batismo, Primeira Comunhão Eucarística e Crisma continuam suspensas.

 

Foto: Catedral de Jundiaí vazia nesta terça-feira (9), às 15 horas. 
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Por que tudo isso Neymar?!

Por Marcel Capretz

Bom futebol se joga com boas ideias

Por Marcel Capretz

Cantora portuguesa faz show em Jundiaí na quarta

Eugénia Melo e Castro vem para o lançamento do álbum “Mar Virtual”

Jundiaiense abre série sobre maiores cineastas do país na A&E

Beto Brant aparece no primeiro episódio desta terça-feira
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.