LOADING...

Jundiaqui

 Em projeto da ACE, Orlando Marciano conta a história da Coopercica
3 de janeiro de 2021

Em projeto da ACE, Orlando Marciano conta a história da Coopercica

Presidente da cooperativa de consumo resgata a história de sucesso que já passa dos 50 anos

O empresário Orlando Bueno Marciano, 70 anos, presidente da Coopercica, é o entrevistado do novo vídeo do projeto “Jundiaí Tem História – Valorizando o Comércio”, da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí.

Em entrevista ele conta a história da Coopercica, fundada por funcionários da antiga Cica – Companhia Industrial de Conserva Alimentícia, em 14 de abril de 1969.

Segundo ele, um grupo de funcionários da empresa decidiu montar a cooperativa para colocar fim à dificuldade de aquisição de alimentos. “Na época só tinham armazéns de secos e molhados e o preço não era nada bom”, recorda.

A fundação da Cooperativa teve apoio da diretoria da Cica, que cedeu um espaço de 250 metros quadrados no pátio da empresa para o recebimento da mercadoria que chegava de São Paulo. “Os diretores também bancaram as primeiras compras. A Cica foi uma ‘mãe’ para todos, foi uma empresa maravilhosa. Naquela época todo mundo que morava em Jundiaí ou trabalhava na Cica ou sonhava em trabalhar lá.”

A cooperativa funcionou no espaço da companhia até 1978, quando foi inaugurada a sede da loja 1, na rua João Ferrara, endereço bem próximo ao terreno da fábrica, no Vianelo.

Com o aumento da concorrência e a inauguração de outros supermercados na cidade, a diretoria da Coopercica entendeu que precisava vender para novos cooperados e não apenas para funcionários da Cica, e iniciou a expansão e a alteração na gestão. A nova fase coincidiu com a chegada de Orlando Marciano, em 1990, que aplicou na cooperativa todo o conhecimento adquirido como funcionário da própria Cica.

Segundo lembra, quando começou a trabalhar a cooperativa tinha 90 funcionários. Hoje a rede possui sete lojas (cinco em Jundiaí, uma em Várzea Paulista e outra em Campo Limpo), 1,1 mil funcionários e 179 mil cooperados.

Como homenagem ao trabalho desenvolvido na Coopercica, durante a gravação do vídeo do “Jundiaí Tem História”, o presidente da ACE Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro, entregou a Orlando um troféu personalizado.

Confira o vídeo

Prev Post

O ano que nunca sairá…

Next Post

CRS Brands banca reforma de…

post-bars

Leave a Comment