LOADING...

Jundiaqui

 “Espalha” vai apoiar com dinheiro ações culturais na periferia da cidade
30 de abril de 2021

“Espalha” vai apoiar com dinheiro ações culturais na periferia da cidade

Primeiro Edital de Cultura para as Juventudes de Jundiaí será coletivo

O “Espalha” é novidade em tempos de pandemia em Jundiaí. Voltado para jovens e coletivos das periferias, quer apoiar financeiramente os artistas que ficam afastados dos palcos da cidade por diferentes razões e por conta da burocracia.

A ideia é incentivar a juventude que produz arte para que comece a se profissionalizar. E esse apoio virá de muitos doadores: quem organiza o “Espalha” é o Coletivo Cultura Jundiahy, a Tomada Cultural e o Movimento Cardume, e os recursos são fruto de um financiamento coletivo que segue aberto até o final de maio.

“O contato com a cultura pode exercer um papel transformador. O impacto econômico que a arte e a cultura proporcionam é grande e movimenta uma cadeia produtiva enorme, influenciando o cenário social e econômico dos locais onde está presente”, explica Henrique Parra Parra Filho, um dos organizadores.

Segundo os movimentos, em Jundiaí falta incentivo para a produção e boa parte da população encontra dificuldades para acessar equipamentos culturais (cinemas, museus, teatros, bibliotecas, galerias, centro culturais, entre outros), seja porque são muito distantes, seja porque não se sentem pertencentes a esses espaços.

Com o dinheiro arrecadado, o projeto quer permitir que um maior número de pessoas de regiões periféricas possa entrar em contato com artistas jovens, coletivos e agentes culturais.

Todos os envolvidos trabalham voluntariamente para viabilizar o “Espalha”, que já doma mais de R$ 10 mil em contribuição.

O passo seguinte será o de apresentar um projeto de iniciativa popular para transformar essa ideia em lei, inspirado na VAI de São Paulo.

Veja mais

Prev Post

Jundiaiense Wilson José Witzel entra…

Next Post

Rotary Club de Jundiaí Leste…

post-bars

Leave a Comment