LOADING...

Jundiaqui

 Jundiaí aparece em site nacional entre cidades com vacinas vencidas; Prefeitura nega
29 de abril de 2021

Jundiaí aparece em site nacional entre cidades com vacinas vencidas; Prefeitura nega

Seriam 160 municípios do Brasil que teriam aplicado 1,2 mil doses fora do prazo


O site “Metrópolis” aponta que pelo menos 160 cidades em todo o país aplicaram doses vencidas da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19, entre elas Jundiai, com nove ampolas.

O dados constam em reportagem que destaca aplicações indevidas em 23 Estados.

Os três lotes da vacina produzida na Índia foram fabricados em outubro de 2020 e chegaram ao Brasil em 22 de janeiro. Embora as doses tenham validade de seis meses, pelo menos 1,2 mil foram aplicadas em abril, após o vencimento dos lotes, de acordo com os registros de envio das vacinas.

A maior incidência de vacinas vencidas foi em São Paulo, com 373 doses a cada 100 mil habitantes.

Não foram detectadas aplicações indevidas nos Estados de Rondônia, Sergipe, Amapá e também no Distrito Federal.

A epidemiologista Carla Domingues, que coordenou o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde entre 2011 e 2019, afirma em entrevista ao “Metrópoles”“Metrópoles” que a aplicação de vacinas fora da data de validade “é um erro de procedimento, cuja responsabilidade é de quem está na ponta: o município”.

O problema envolve as doses de três lotes de vacinas produzidas pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford fabricadas na Índia e importadas prontas pelo Brasil, os lotes 4120Z001, 4120Z004 e 4120Z005.

Em algumas cidades a polícia abriu investigação para apurar a aplicação ou não da vacina vencida.

Em nota ao JundiAqui, “A Prefeitura de Jundiaí informa, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), que as doses citadas na matéria foram aplicadas em período adequado. A discrepância nas informações se deu pelo lançamento equivocado. O dado foi atualizado nos sistemas nacional e estadual”.

Prev Post

11 óbitos, com a terceira…

Next Post

Óbitos acima de 90 anos…

post-bars

Leave a Comment