LOADING...

Jundiaqui

 Ligação férrea Jundiaí ao Porto se fortalece com novo terminal
28 de novembro de 2017

Ligação férrea Jundiaí ao Porto se fortalece com novo terminal

Abandonada nos anos 1950, ferrovia volta a fazer brilhar os olhos dos empresários da região

A história ferroviária de tanta importância para nós começa a escrever um novo capítulo a partir de dezembro, com a entrada em funcionamento do Tiju, apelido para o Terminal Intermodal de Jundiaí. Ele nasce com a promessa de ser uma solução mais eficiente e competitiva para exportações, importações e logística doméstica via ferrovia até o Porto de Santos.

Construído junto à malha da MRS, o Tiju ocupa uma área de 75 mil metros quadrados e com capacidade para movimentar 70 mil TEU (Twenty Feet Equivalent Unit, unidade padrão do segmento, que corresponde a um contêiner de 20 pés) por ano.

Além da possibilidade de receber e enviar cargas pelas rodovias dos Bandeirantes e Anhanguera, o terminal se conecta diretamente a uma das ferrovias mais produtivas do mundo, com uma malha de 150 km até o Porto de Santos e 480 km até o Rio de Janeiro – ligação que será feita em um segundo momento, mas ainda em 2018.

Lançado nesta terça-feira (28), o Tiju surge em um momento em que a movimentação de cargas por ferrovia no Porto de Santos tem crescido significativamente – de um total de 15,1 milhões de toneladas em 2008 para 113 milhões de toneladas em 2016 (importação e exportação). Atualmente, a participação do modal ferroviário no porto é de 27% do volume total movimentado e deve chegar a 40% nos próximos dez anos.

A MRS investiu R$ 450 milhões nos últimos cinco anos, em projetos como a Segregação Leste (foto acima), aquisição de locomotivas especiais (Stadlers) para a transposição da Serra do Mar, duplicação do trecho Perequê-Santos, ampliação do pátio de Santos, entre outros projetos.

 

Quem vai operar toda a gestão do transporte feito por meio do terminal é a Contrail, que se diz uma alternativa mais competitiva ao modal rodoviário, que tanto foi valorizado a partir dos anos 1950 e quase fez desaparecer a ferrovia.

Prev Post

Celular na mão? Aqui você…

Next Post

Mistério no mar

post-bars

Leave a Comment