LOADING...

Jundiaqui

 Obra da DAE é contestada por ameaçar os animais da Mata Ciliar
4 de março de 2021

Obra da DAE é contestada por ameaçar os animais da Mata Ciliar

Passagem de emissário de esgoto pelo terreno vira polêmica por abrir clareira em meio à vegetação natural

Uma obra de saneamento que corta o terreno da Mata Ciliar, eleita uma das 7 Maravilhas de Jundiaí, é contestada pela equipe de trabalho da ONG. A polêmica surgiu porque a intervenção põe em risco os animais que vivem no espaço aos pés da Serra do Japi. São mais de 1.300 deles, entre onças, emas e outros.

A DAE S.A., que tem quatro gestores municipais em seu Conselho Administrativo, José Antônio Parimoschi, Gustavo Caserta Maryssaél de Oliveira, Thiago Maia Pereira e Simone Zanotello de Oliveira, assegura ter licenciamento ambiental para a retirada da mata e que essa ação será “compensada”.

Várias árvores estão sendo derrubadas para a implantação da rede de esgoto na região. Inclusive em um vídeo publicado nas redes sociais da associação se vê macacos sobre os troncos que estão no chão.

“Nós alertamos a DAE em relação a esses animais que se encontram em cativeiro, em processo de reabilitação. São recintos que foram planejados para isso, e alertamos também que vivem em vida livre, mas, infelizmente, não fomos ouvidos”, disse ao “G1” a coordenadora da Mata Ciliar, Cristina Harumi Adania.

A DAE informou que vai levar esgoto à região, inclusive para a Mata Ciliar, assim como o Clube Uirapuru.

Um abaixo-assinado (CLIQUE AQUI) vem sendo passado por voluntários da Mata Ciliar para que as obras sejam suspensas. “Os animais que estão em cativeiro, pelo estresse da entrada de máquina, muita gente, derrubada de árvores, vão sofrer um estresse tamanho”, avisa Cristina.

Foto: Tatiane Silvestroni

Prev Post

Vacina para 77+ abre agendamento…

Next Post

Minha Casa, Minha Vida

post-bars

Leave a Comment