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Jundiaqui

 Premiações para as Emebs
30 de outubro de 2023

Premiações para as Emebs

A Emeb Irmã Flórida Mestag, no Mato Dentro, foi a vencedora da etapa nacional do Prêmio Escolas Sustentáveis, com “Água e Solo – Tamo Junto”, projeto que resultou na recuperação das lagoas do atual Parque Urbano do Mato Dentro (Espelho D’Água).

O projeto “Jardineiros do amanhã”, dos alunos do 5º ano C da Emeb Professor Joaquim Candelário de Freitas, na vila Hortolândia, foi um dos selecionados para avançar no Prêmio Liga Steam, premiação nacional com foco na Educação, com um dispositivo eletrônico que mede a umidade da terra dos vasos de plantas. Foram cerca de mil propostas na categoria Ensino Fundamental e agora restam 30 finalistas.

Jundiaí tem ainda outros 15 projetos premiados de unidades escolares da rede nas categorias Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática pelo Fundo da AWS – Amazon Web Services. Com isso, as escolas municipais de ensino receberam da empresa de computação em nuvem um total de R$ 950 mil e deverá impactar os mais de 32 mil alunos das 104 unidades.

“Água e Solo – Tamo Junto”

Promovido pela empresa e Fundação Santillana e pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o Prêmio Escolas Sustentáveis teve sua primeira edição este ano, com o objetivo de reconhecer e valorizar iniciativas de sustentabilidade na gestão ambiental, social e de governança entre as escolas.

Após a etapa nacional – com cerca de 800 inscritos na categoria Ensino Fundamental -, agora a Emeb Irmã Flórida Mestag avança para a etapa internacional, a ser realizada em novembro, na Praia do Forte (Bahia), juntamente com projetos colombianos e mexicanos.

O projeto surgiu em 2018, quando as crianças foram a campo para realizar um estudo sobre solos e vegetações e ficaram inconformadas ao descobrir que, no caminho para a escola, havia lagoas que eles sequer haviam notado por conta do assoreamento. Na sequência, os alunos produziram um material em vídeo para sensibilizar a comunidade, além de uma maquete, com a prototipagem de um novo parque.

A proposta foi apresentada ao prefeito Luiz Fernando Machado durante visita de alunos ao Paço Municipal. Menos de um mês depois, em visita à unidade escolar, Luiz Fernando anunciou a obra, entregue pela Prefeitura em dezembro de 2020. O Parque possui cerca de 23 mil metros quadrados, com quatro lagos, pistas para corrida e caminhada, ciclofaixa, quiosques, pergolados, além de instalações do programa Cidade das Crianças para o público infantojuvenil.

“Jardineiros do amanhã”

O projeto “Jardineiros do amanhã” (foto mais ao alto) coloca o 5º ano C da Emeb Professor Joaquim Candelário de Freitas entre os 30 finalistas do Prêmio Liga Steam.

Estes alunos investigaram as possibilidades de aprendizagens fora da sala de aula e uniram as tecnologias para desenvolver um medidor da umidade de plantas em conjunto com professores. Composto por bateria, plataforma de prototipagem Arduino, indicador de LED, sensor de umidade e caixa de acrílico, o dispositivo foi montado no Espaço Maker da escola, sob a supervisão da equipe do Fab Lab. Uma vez introduzido na terra, o sensor – programado pelos alunos na plataforma Tinkercad – indica a umidade do solo e, assim, a necessidade ou não de mais irrigação.

O Prêmio Liga Steam é uma iniciativa de abrangência nacional desenvolvido pela Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Tríade Educacional e a Fundação Banco do Brasil. O tema do concurso este ano é: “8 bilhões de motivos para mudar o presente – sua contribuição para o planeta começa em sua comunidade”. O nome do prêmio é a sigla das iniciais, em inglês, de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Até a próxima semana, a turma deverá enviar para a organização um relatório final sobre o passo a passo desenvolvido e os impactos do projeto na sociedade. No dia 17 de novembro, o prêmio irá revelar quais serão os dez finalistas de cada categoria e, no dia 6 de dezembro, serão divulgados os vencedores. As premiações serão todas destinadas à escola. O primeiro lugar leva a instalação de um Laboratório Lego. Já o segundo e o terceiro ganham, respectivamente, R$ 10 mil e R$ 5 mil, para investimento em tecnologia.

Durante o desenvolvimento do projeto, outra preocupação dos alunos foi com a inclusão e participação do colega Octávio dos Santos. Todos os vídeos explicativos do projeto sobre os perfis das plantas estudadas ganharam tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), a cargo dos intérpretes Caio Moreira e Euclésia Buosi, da Ateal.

R$ 950 mil

A cerimônia de premiação pelo Fundo da AWS foi na Emeb Ivo de Bona, no Almerinda Chaves. Entre as 15 iniciativas vencedoras, dez foram inscritas por Associações de Pais e Mestres, das seguintes unidades escolares: da Emeb Professora Beatriz Blattner Pupo (Jardim Novo Horizonte) e da Emeb Professor Antônio Adelino Silva Brandão (Morada das Vinhas) com projetos com foco no ensino de Matemática; da Emeb Edward Aleixo de Paula e da Emeb Professora Marly de Marco Mendes Pereira, ambas no Fazenda Grande, e com projeto com foco na ambiência escolar; da Emeb Professora Melânia Fortarel Barbosa (Bairro do Poste), com o projeto “As oportunidades são para todos”; da Emeb Deputado Ranieri Mazzilli (Vila Esperança), com o projeto Integrando Conhecimentos; da Emeb Duílio Maziero (bairro da Toca), com o projeto “Território além das barreiras”; além da Emeb Ivo de Bona, com o projeto Caixa do Saber. Para a Emeb Professora Odila Richter (Bom Jardim), foram dois os projetos contemplados: um sobre Matemática e outro o “Mentes Notáveis”.

Também foram contempladas as seguintes iniciativas: a Associação Assistencial Liberdade, com projeto com foco na Diversidade, para desenvolvimento na Emeb Anézio de Oliveira – Emeb dos Sonhos (Vila Marlene); e o Instituto Alicerce, com o projeto “Educar para Transformar” para a Emeb Luzia Francisca de Souza Martins (Ivoturucaia). Além de outras três iniciativas voltadas para a rede municipal em geral: a Fundação Escola TVTEC, com projeto para a formação de repórteres-mirins; o Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem – Gaia Social, com o projeto “Escolas Abelhadas”; e a organização Gaia Mais, com o projeto “Aprendizagem para Corações e Mentes”, voltada para educadores públicos.

 

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