Jundiaqui
Jundiaqui

Rotary Club Leste ajuda a manter Instituto Luiz Braille

Jundiaqui
15 de junho de 2018
Entidade de Jundiaí chega ao Jubileu de Ouro com festa nesta sexta-feira

Edu Cerioni

Em seus 50 anos de atividades, o Rotary Club de Jundiaí Leste tem entre seus feitos a ajuda, desde 1989, ao Instituto Jundiaiense Luiz Braille de Assistência ao Deficiente da Visão. São 19 membros atualmente e que passam a ter como presidente Claudio Garcia Gomes. A posse será em festa nesta noite de sexta-feira (15).

Claudio conta que cada sócio paga uma mensalidade de R$ 100,00. O Rotary tem reunião toda noite de terça-feira, sendo a última do mês reservada para uma palestra - convidados de diferentes áreas ajudam o grupo a expandir seus conhecimentos com objetivo de ampliação dos trabalhos assistenciais.

O Braille teve o Rotary Leste como aliado para a construção de seu prédio no Anhangabaú e recebeu também ajuda para equipar seu ambulatório oftalmológico. Hoje, a contribuição é para atendimento de reabilitação visual e cirurgias. Antonio Finati Pacheco, que passa a presidência do Rotary para Claudio, é também presidente do instituto, tendo a seu lado na diretoria outros quatro rotarianos do Jundiaí Leste, inclusive seu vice José Carlos de Lima (ambos na foto abaixo).

O Braille é o foco, mas outras instituições recebem ajuda, segundo Claudio, como em doações de livros. A leitura é promovida pelos rotarianos ainda com eventos em praças. Outro destaque no trabalho é levar jovens para intercâmbio internacional e apoio ao plantio de árvores e limpezas de nascentes de água.

Nossa cidade tem seis Rotary Club, o mais antigo deles o Jundiaí, que gira na casa de setenta anos. Além do agora cinquentenário Leste, os outros são Oeste, Sul, Vila Arens e Serra do Japy, o caçula e com uma década de atuação.  A orientação básica é que cada entidade tenha em torno de vinte membros. Claudio diz que tem por objetivo renovar o Leste com pelo menos cinco novos integrantes.

Claudio conta que tem dois anos e meio de Rotary e que está em um aprendizado constante. E se orgulha de ocupar um cargo que teve tanta "gente importante e que fez o bem por Jundiaí". Ele conta com apoio da esposa, Lucinha Andrade Gomes, que é presidente do Clube da Lady, entidade que também trabalha na assistência social em Jundiaí. 

"Estar na presidência é coordenar sonhos coletivos de um grupo forte, coeso e determinado em exercer o trabalho voluntário com idealismo e vontade", define sua missão.



 

 

 
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Mais de 22 mil casos positivos e 550 óbitos pela Covid-19 na cidade

Mesmo antes de acabar, janeiro já iguala maio em números de mortos dentro da pandemia

Depois de dar uma de Deus, agora Miguel Falabella vem com “A Mentira”

Ator esteve em Jundiaí em 2017 e volta em agosto ao lado de Zezé Polessa, Karin Hils e Frederico Reuter

Jundiaiense vence pela primeira vez na Stock

Décima primeira e penúltima etapa do campeonato tem vencedor inédito

Plano Diretor precisa defender nosso ambiente

Por José Arnaldo de Oliveira
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.