LOADING...

Jundiaqui

 Instituto Clare Winnicott discute orientação sexual e identidade de gênero
22 de fevereiro de 2021

Instituto Clare Winnicott discute orientação sexual e identidade de gênero

Trabalho da psicologia com a população LGBTQIA+ é tema de encontro neste 27 de fevereiro

“Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes”

Emicida

A clínica psicológica precisa escutar a voz da população LGBTQIA+, que, em muitos momentos, ganha mais visibilidade a partir das cicatrizes deixadas pela violência que sofre. As pessoas têm histórias e têm suas paixões, sonhos, desejos, projetos, realizações, dores e dissabores que transcendem a orientação sexual ou identidade de gênero, portanto são vidas que não se resumem a uma dessas letras. É esse o ponto central que abre as discussões da segunda aula do Instituto Clare Winnicott – Estudos em Psicologia.

Sucesso na estreia, com todas as 45 vagas preenchidas em janeiro, esse encontro de 27 de fevereiro, das 9h às 12h, via zoom, reúne a criadora do instituto, Rita Cerioni, psicóloga, doutora em Psicologia Clínica pela USP e docente universitária há 15 anos, e Andrea Souza, especialista em Sexologia Aplicada e Terapia Sexual pelo Instituto Paulista de Sexualidade.

LGBTQIA+: qual o significado dessas tantas letras?

Essa aula trará uma profunda discussão do papel e do trabalho da psicologia com a população LGBTQIA+, tendo como disparador da reflexão o percurso da psicologia, que historicamente foi construída a partir da matriz de pensamento e linguagem heterossexual e cisnormativa.

Há duas décadas a psicologia começou a repensar a prática, acompanhando as transformações tão necessárias com um olhar mais coerente e amoroso no sentido da compreensão, e não apenas da aceitação de pessoas que se percebem e se permitem existir e resistir em um universo onde parecia não caber a diversidade, a pluralidade.

“Ainda vemos uma parte dos psicólogos insistindo na escuta patologizante da diversidade sexual e de gênero, levando essa escuta para dentro do seu trabalho clínico e institucional. Reflexão mais que necessária, aqui fazemos um convite a psicólogos e estudantes da área para que revisitem ou entendam como devemos escutar essas pessoas. É urgente desconstruir a forma como olhamos para construir uma escuta limpa de enganos e preconceitos”, diz Rita Cerioni.

Ela lembra que o Instituto Clare Winnicott: Estudos em Psicologia tem como principal objetivo favorecer uma oportunidade de formação continuada aos estudantes e profissionais da psicologia, uma ciência e uma profissão cada vez mais necessária, e que precisa acompanhar as dinâmicas mudanças psico-sócio-culturais que impactam nosso modo de estar no mundo, nosso prazer e dor, nossa interrelação com o outro e com a nossa subjetividade.

Embora o nome remeta diretamente à psicanálise, a intenção do instituto é oferecer aulas e cursos nas diferentes abordagens, tornando esse acesso mais democrático.

É pela plataforma zoom e o valor é de R$ 55,00 já inclusa taxa do Sympla. Clique aqui para saber mais e se inscrever – vagas limitadas.

Prev Post

Projeto quer levar trem Expresso…

Next Post

Nova ponte sobre o rio…

post-bars

Leave a Comment