LOADING...

Jundiaqui

20 de maio de 2021

Dois jundiaienses do exército inglês morreram na 1ª Guerra Mundial

São os irmãos Paul e Leonard Hammond, nascidos aqui e abatidos na França

Paul e Leonard Hammond nasceram em Jundiaí e morreram durante a Primeira Guerra Mundial, em 1916, em batalhas na França. Eram filhos de Walter John Hammond e Lucy, ele um engenheiro inglês que trabalhava para a Cia. Paulista de Estradas de Ferro.

 A dupla juntou-se ao exército inglês tão logo a guerra começou. Paul, ao morrer, atuava como “acting major” (um capitão que ocupa temporariamente o posto de major) e comandava uma companhia do 8º Batalhão do East Lancashire Regiment. Foi atingido por bala em 25 de fevereiro.
Para adicionar ainda mais tristeza à história dos Hammond, o tenente Leonard foi morto em ação no dia 5 julho.

Havia um terceiro irmão, também capitão que lutava na França e que, após a morte de Leonard, foi transferido para a Inglaterra, assumindo funções na retaguarda.

O triste fim dos irmãos certamente acelerou a morte do pai, que aconteceu em agosto de 1916.

Um monumento homenageia os irmãos e outros mortos na guerra que viveram em Knockholt, terra de seus pais.

A Primeira Guerra Mundial durou de 1914 até 1918, com a morte de  10 milhões de solados e outros 21 milhões feridos. Também foram 13 milhões de civis mortos.

Era a disputa entre a Tríplice Aliança, formada pela Alemanha, Áustria e Itália, e a Tríplice Entente, com França, Inglaterra e Rússia. Ao todo, 17 países foram envolvidos.

O Brasil declarou guerra aos países da Tríplice Aliança em 1º de junho de 1917, mas não enviou soldados para os campos de batalha na Europa, com o que nenhum militar brasileiro foi morto durante aquele conflito armado mundial.

Com informações do blog Jundiahy Antiga

Prev Post

Risotto ao açafrão com ragu…

Next Post

Covid: Jundiaí vacina 12% a…

post-bars

Leave a Comment