LOADING...

Jundiaqui

 Geraldo Tomanik eternizado como nome de praça
17 de fevereiro de 2022

Geraldo Tomanik eternizado como nome de praça

Historiador que cuidou do Solar do Barão ganha homenagem do Estado

A praça situada entre a rua Horácio Feliciano e a rodovia Vereador Geraldo Dias, na altura do acesso à avenida Bento Figueiredo, Vila Hortolândia, ganha o nome de Geraldo Barbosa Tomanik.

O projeto foi apresentado pelo deputado estadual Alexandre Pereira e tem muito do esforço de Regina Kalman, para manter viva na memória jundiaiense o nome de Tomanik.

Ele nasceu em 5 de abril de 1920 em Jundiaí e atou como professor, destacando-se ainda mais como historiador na cidade em faleceu no dia 21 de julho de 2013. Foi escritor, desenhista e por 25 anos responsável pela administração do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, o Solar do Barão, a partir de 1972.

Um dos fundadores da Academia Jundiaiense de Letras, da qual foi presidente, escreveu o livro “Jundiaí Cronologia Histórica”, sobre o surgimento do povoado, que se foi crescendo ao redor de uma capela em louvor  a Nossa Senhora do Desterro. É autor também de “As Fotos, os Traços e a História”, mostrando o último século da cidade em textos, desenhos, fotos e documentos.

A convite da Casa da Moeda do Brasil, elaborou os desenhos da série de selos “Barroco no Brasil”, que chegou a ser premiada pela instituição. Entre outros grandes trabalhos, desenvolveu ainda a medalha comemorativa do cinquentenário da Revolução Constitucionalista de 1932. Deixou desenhos da Catedral, Ponte Torta e outros mais.

Prev Post

Domingo tem Kekerê na quadra…

Next Post

Vernissage da exposição de JB…

post-bars

Leave a Comment