Jundiaqui
Jundiaqui

Nos tempos da Casa de Saúde Fratellanza Italiana

Jundiaqui
15 de março de 2020
Por Vivaldo José Breterniz, do blog Jundiahy Antiga
A Fratellanza (Irmandade, em italiano), era uma sociedade assistencial constituída por imigrantes italianos que acabou construindo um hospital, ao que parece, inaugurado em 1924; a foto acima mostra a fachada do prédio em 1950. Ficava onde hoje está o Hospital Regional e outras unidades voltadas à saúde na vizinhança.


Um dos líderes da comunidade italiana e dos maiores responsáveis pela criação do hospital foi o Dr. Domingos Anastácio; após seu falecimento, em 1938, o hospital passou a ser chamado Casa de Saúde Dr. Domingos Anastácio.


O jornal "Folha da Manhã", de 1º de julho de 1932, trazia  um anúncio  informando os exames e tratamentos que ali poderiam ser feitos - dizia tratar-se de "um hospital moderno, situado no mais saudável ponto de Jundiahy, com panorama encantador".


Segundo o anúncio, quatro médicos atendiam no hospital e na mesma edição do jornal apareciam pequenos anúncios de três deles, um dos quais, Antenor Soares Gandra, o diretor clínico do hospital, foi mais tarde prefeito de Jundiaí; além de parteiro, o Dr. Gandra era "médico-operador e cirurgião" - qual seria a diferença entre essas especialidades?


Outros eram Clóvis de Sá e Benevides e Benedicto Ferraz - ambos médicos da Caixa de Aposentadorias e Pensões da Companhia Paulista, da qual o último era chefe da clínica e também de "creanças".




Realmente, uma visão interessante da saúde em nossa cidade no início dos anos trinta.
Jundiaqui
Você vai
gostar de

ilusão

Por José Renato Forner

Almir Sater reabre Polytheama para shows

Sertanejo vem com antigos sucessos e novas canções no dia 3 de agosto

Popupatempo reabre em Campinas, Sorocaba… Jundiaí só 16 de setembro

Também estão funcionando as unidades de Bauru, Mogi das Cruzes e várias outras

Creme béchamel

Por Paulo de Luna
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.