
Um túnel de ligação da Vila Rami ao Santa Clara
Por Vivaldo José Breternitz
Vamos lembrar iniciativa do vereador Alberto da Costa, que em 1955 sugeria a construção de um túnel sob a Via Anhanguera, ligando a Vila Rami à Santa Clara – bairros como as vilas Comercial e Maringá não existiam.
O vereador dizia que cerca de 20 pessoas já haviam perdido a vida tentando cruzar a Anhanguera no local em que termina a Rua Bom Jesus de Pirapora e, para solucionar o problema, propunha estudos para a construção da ligação subterrânea.
No mesmo documento, o vereador lembrava que o governo estadual, para reduzir despesas, dispensou guardas rodoviários cujo trabalho aumentava a segurança do local – décadas depois, esses problemas ainda persistem.
A foto acima mostra políticos e moradores da região em reunião com o então governador Carvalho Pinto, discutindo o assunto, mas nem assim o túnel foi feito, sendo a função de cruzar a Anhanguera assumida muito tempo depois pelo viaduto da Vila Comercial.
Alberto da Costa (1904-1964) foi contador, funcionário da Cia. Paulista de Estradas de Ferro e vereador por quatro legislaturas pelo PTB – Partido Trabalhista Brasileiro. Foi da Congregação de São Vicente de Paulo, onde teve destacada atuação, tendo ajudado na criação da Vila dos Pobres, hoje Cidade Vicentina.