LOADING...

Jundiaqui

20 de dezembro de 2017

Estar em paz no Natal

Por Kelly Galbieri

E não é que já chegou o Natal de novo? Época em que as pessoas parecem ser tocadas por um sentimento sublime. Todos, ou a maioria, fica “aberta” a diálogos, reflexões, perdões. Talvez por esperar por um olhar divino mais atento ou talvez até pelo espírito bondoso que realmente nos contagia.

Quanta coisa pode ser mudada nestes dias, já que fazemos promessas para o próximo ano, tentamos consertar os erros cometidos nos últimos meses. Presentes comprados agradam, mas uma boa conversa, olho no olho, vale mais que qualquer agrado.

O ano que está acabando me mostrou muito conflito; lados opostos se digladiando por ideais totalmente diversos; mas hoje, exatamente hoje, vi de perto grupos antagônicos tentando o equilíbrio. E isto me faz um bem tão grande… Nada poderia me dar mais paz, mais vontade de trabalhar do que isto.

Sabemos que sempre haverá opinião diversa. E até acho muito válido, afinal isto é democracia, mas ver pessoas tentando entender a vida e as luta de outro grupo é maravilhoso.

Creio que a comunidade LGBT de Jundiaí terá um 2018 mais esperançoso, harmonioso e com muito mais reflexão e diálogo. Obviamente que os benefícios serão o respeito, a irmandade, a união…

Penso que se todos tivessem atitudes “natalinas” o ano todo, nossa sociedade seria mais justa e solidária. Este “estar disposto” de cada um faz com que utilizemos a escutatória e não somente a oratória.

Rubens Alves fala sobre a arte de escutar, que chama de escutatória, ou “o silêncio dentro da alma”. Diz que não basta o silêncio de fora, é preciso o de dentro, pois só aí começamos a ouvir coisas que não ouvíamos.

Tem toda a razão. Então meus votos para todos os amigos, colegas, conhecidos e desconhecidos é que 2018 nos traga vontade de aprender com as diferenças, que a diversidade seja encarada através da escutatória.

Desarmem-se para ouvir e aprender que a “comunhão é a beleza do outro e a beleza da gente juntas num contraponto”.

FELIZ 2018!!!

Kelly Galbieri é advogada e assessora de Políticas para a Diversidade Sexual de Jundiaí

 

Prev Post

Jundiaí: extremos no país mais…

Next Post

“Meu Brasil” é arte de…

post-bars

Leave a Comment