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 O novo poder nas empresas
29 de outubro de 2020

O novo poder nas empresas

Por José Arnaldo de Oliveira

As cinco ideias centrais da palestra internacional do Congresso Latino Americano de Varejo, que acontece na Fundação Getúlio Vargas, são inspiradoras. O convidado é o autor de “The Power of And: Responsible Business Without Trade-Offs”, Edward Freeman.

Veja quais são essas cinco ideias-chave:

1) Objetivo, valores e ética são tão importantes como dinheiro e lucro.
2) Negócios também devem agregar valor a todos os parceiros.
3) Negócios estão mergulhados na sociedade e no mundo físico.
4) As pessoas são mais complexas do que apenas consumidoras.
5) Negócios e ética podem ser integrados em modelos holísticos.

Um senso de valores e ética deve estar ao lado do propósito. Não podemos mais cometer o erro de que a busca do lucro é o único propósito dos negócios. O propósito real inspira os funcionários e outras partes interessadas que vêm para compartilhar esse propósito.

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Criar valor para os stakeholders é uma das ideias mais importantes nos negócios. É algo que toda empresa de sucesso realmente fez. À medida que os empresários se tornam mais conscientes desse fato, podem construir maneiras mais diferenciadas de criar valor em seus modelos de negócios.

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A empresa não é uma instituição isolada que fica sozinha em algum tipo de zona livre de moral. Está firmemente enraizado em outras instituições sociais, como governos, famílias, instituições religiosas, etc. E está firmemente enraizado no mundo físico real. Adotar algum tipo de valores verdes e integrar o respeito ao meio ambiente em nosso propósito e valores pode ser um poderoso elixir para a criatividade.

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Parte da velha narrativa dos negócios é que a maioria das pessoas tem interesse próprio e precisa de incentivos para realmente trabalhar nos negócios. No entanto, surgiu uma visão muito mais inspiradora dos seres humanos. Os negócios estão inseridos na sociedade e muitas vezes são administrados por pessoas que têm múltiplos objetivos e identidades, pessoas que não são apenas “caçadores de renda” que procuram manipular recursos ou políticas puramente para ganho econômico, sem retribuir à sociedade.

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Uma maneira de resumir essas ideias é dizer que negócios e ética devem andar juntos. Muitos dos piores resultados ocorrem devido a narrativas sobre negócios que separam as decisões de negócios das decisões éticas. Não podemos mais nos dar ao luxo de ter uma ideia de negócio que seja estritamente econômica, em termos de foco em lucros e dinheiro, deixando o resto de nossos interesses para o governo ou fingindo que os mercados acabarão por resolver as coisas da melhor maneira. Na realidade, quase todas as decisões de negócios têm algum conteúdo ético.

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Publicado originalmente em Darden

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