LOADING...

Jundiaqui

 Obscurantismo fanático
17 de janeiro de 2021

Obscurantismo fanático

Por Wagner Ligabó

A falta de instrução gera a ignorância e este estado leva ao fanatismo. É o obscurantismo fanático que assola o país. Pessoas rasas de cultura que hoje se sentem instruídas via WhatsApp. A legião de doutores” honoris causa”!
Sinto saudade da era da leitura de qualidade. No meu tempo se lia livros, se encapava livros, se emprestava livros, se estudava em livros, se colecionava livros. Qual sábio atual, formado em informações de celular com sua cultura rasa, teria paciência para ler “Guerra e Paz”, por exemplo? Ou entendê-lo?
Convivemos com hordas de fanáticos! O mal do fanatismo é que se torna religião a um número imenso de pessoas, simplistas e rasas de entendimento, e que seguem as vozes maiores, tão fanáticas e raivosas quanto elas. A missão é incendiar as almas e incitar à insurreição. Líderes de papel. Formadores de opinião que se aproveitam da ignorância para rivalizar. Não passarão!
Tempos sombrios. A equação é correta: fanatismo+radicalismo é igual a violência, e é isto que me assusta.
Estou preocupado. A coisa não está boa. Ação e prudência é o necessário. Simpatia, tolerância e bondade são virtudes que ficaram no passado.
Saudoso passado! Todo cuidado é pouco.

Wagner Ligabó é médico cardiologista

Prev Post

Marcos Biasotto é o novo…

Next Post

Enfermeira de São Paulo é…

post-bars

Leave a Comment