LOADING...

Jundiaqui

 Mazzaropi 110 anos
18 de abril de 2022

Mazzaropi 110 anos

Jundiaí esteve no caminho deste grande cineasta e ator que incorporou o caipira como nenhum outro

Artista de circo, rádio, teatro, televisão e cinema, Amácio Mazzaropi nasceu há 110 anos (abril de 1912) e, mesmo tendo falecido há mais de 40 anos (1981), segue sendo o inigualável caipira brasileiro. Criou filmes que marcaram a vida nacional e ainda hoje têm exibições por diferentes canais de TV. Filmes esses que tiveram até Jundiaí como cenário, caso de “Casinha Pequenina”.

Mazzaropi é inigualável na capacidade de reproduzir o homem simples do campo, com seus amores, ódios e traições, portanto atemporal.

Nascido na capital paulista e criado em Taubaté, na escola já destacava pela declamação de poesias. Aos 14 anos, começou a trabalhar no circo, fazendo pequenas esquetes humorísticas. Nos anos 1930, criou uma própria companhia teatral, com a qual percorreu diversas cidades do interior paulista, inclusive Jundiaí em 1935.

Em 1946, ganhou um programa de rádio, o dominical “Rancho Alegre” da Rádio Tupi, que quatro anos depois seria apresentado também na TV Tupi.

Comediante versátil, foi no cinema que realmente se encontrou e se consagrou. “Sai da Frente”, de 1952, foi o começo de uma jornada recheada de sucessos de bilheteria. Ele encarnava a figura do caipira e levava multidões ao riso. Era a febre criada pelo Jeca Tatu de Mazzaropi, ainda hoje uma referência em ingenuidade e gaiatice ao mesmo tempo. “O Jeca e a Égua Milagrosa” foi a despedida do cinema em 1980.

Relembre os bons tempos de Mazzaropi em Jundiaí, com todos os títulos de seus filmes

 

Prev Post

Sonhos Possíveis

Next Post

Destaques da “Semana de 22”…

post-bars

Leave a Comment