LOADING...

Jundiaqui

 O exuberante sabor do chuchu
4 de janeiro de 2020

O exuberante sabor do chuchu

Pelo chef Manuel Alves Filho

Juro que nunca entendi as pessoas que consideram que chuchu não tem gosto de nada. Tenho 30 anos de gastronomia e um paladar razoavelmente treinado, o que me permite assegurar que esta hortaliça é muito versátil e deliciosa. Obviamente, é preciso saber prepará-la. Com um pouco de dedicação e bom senso, este vegetal ganha brilho e protagonismo à mesa.

Ontem preparei uma salada de chuchu. Eu poderia ter feito outra receita, à base de carne, peixe ou fruto do mar, mas optei por algo afetivo. Meu pai, o velho Neco, costumava fazer este prato com maestria. Eu e ele íamos ao quintal para colher os frutos, também chamados de “machuchos”. Escolhíamos os maiores e mais bonitos. Sob a trepadeira, Neco me falava sobre culinária, futebol, história, amor, gratidão e amizade, entre outros temas.

Depois de cozinhar os chuchus, meu pai os temperava com sal, pimenta-do-reino, azeite, limão galego e bastante cebola. Às vezes, somava também ovos cozidos. Nossa, como aquela salada era maravilhosa. Era como comer alegria aos bocados. Nunca pensei que pudesse reproduzir a receita do Neco. Ontem, eu consegui.

Prev Post

Domingos de contação de história…

Next Post

Na batida do pandeiro, ela…

post-bars

Leave a Comment