LOADING...

Jundiaqui

 Duda mostra a cara de Jundiaí nos Jogos Olímpicos de Inverno
2 de fevereiro de 2022

Duda mostra a cara de Jundiaí nos Jogos Olímpicos de Inverno

Eduarda Westemaier Ribeira, do esqui cross-country, compete a partir do dia 8

Com o corte de Bruna Moura, que sofreu um acidente de carro na Itália, tem atleta nascida em Jundiaí nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022, com cerimônia de abertura nesta sexta-feira (4). É Eduarda Westemaier Ribeira, a Duda WR, de 17 anos, que já está instalada na Vila Olímpica da China.

Ela vai disputar três provas: sprint individual feminino dia 8 de fevereiro, às 5h; 10 km clássico individual feminino dia 10 às 4h; e sprint por equipes feminino dia 16 às 8h (todos horários de Brasília e com transmissão pelo SporTV). A estreia Olímpica foi confirmada na quinta-feira (27). Duda é a segunda mais jovem da história do Brasil nos Jogos de Inverno.

Duda nasceu aqui, cidade escolhida pela família que veio de Rondônia em busca de tratamento de saúde para Cristian, dois anos mais velho do que ela e diagnosticado com artrogripose múltipla congênita – já passou por 21 cirurgias para a correção das pernas. Foi Cristian quem a levou ao esporte.

O irmão foi sexto colocado nos últimos Jogos Paralímpicos de Inverno PyeongChang 2018, na Coréia do Sul, e se prepara para competir em março – confira – na mesma Pequim que sua irmã estreia.

Como quase todos os atletas de cross-country de países que não têm neve, Duda começou no rolleski (esqui com rodas).  “Ela começou como brincadeira, porque eu tinha iniciado, ela via alguns treinos, quis tentar, e hoje em dia está super bem”, disse Cristian ao site Olympics.com. “Eu ia todos os dias ver o Cristian e comecei a ter vontade de treinar também. Aí o Rodrigo ficou me treinando à parte, porque o único projeto em Jundiaí era o paralímpico”, emendou Duda.

Após competir na América do Sul, ela disputou seu primeiro grande evento internacional nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude em Lausanne 2020 – terminou em 72ª no sprint em 73ª no cross-country cross. “Agora quero aproveitar ao máximo todas as oportunidades que estão chegando. Estar ao lado das melhores do mundo vai me deixar um pouco nervosa, mas vou dar o meu melhor por todo mundo e curtir todos os momentos aqui”.

Fotos: Divulgação e reprodução Facebook

Prev Post

Fernandinha deixa hospital depois de…

Next Post

Dez anos da despedida de…

post-bars

Leave a Comment