LOADING...

Jundiaqui

 Nos passos do vovô da FEB vira livro
7 de junho de 2024

Nos passos do vovô da FEB vira livro

Thaisa Bestetti se prepara para lançar nas próximas semanas um livro em que conta como foi sua jornada por terras italianas no começo deste ano e na qual ela refez os passos de seu avô ao final da Segunda Guerra Mundial.

A jundiaiense de 43 anos visitou diferentes cidades em que o tenente Arlindo Bestetti, enviado com a Força Expedicionária Brasileira (FEB), percorreu para conhecer seus antepassados. Os bisavós de Thaisa eram da Lombardia e chegaram ao Brasil em 1891.

As tropas brasileiras atuaram nas regiões montanhosas da Itália entre o fim de 1944 e o início de 1945. A FEB foi à Itália para integrar as tropas dos países aliados (Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética e Resistência Francesa) contra as chamadas “potências do eixo”, formadas por Alemanha, Itália e Japão.

Com a derrocada de italianos e alemães, Arlindo ganhou dias de folga e procurou a família de seu pai, escrevendo um diário e enviando postais para cá das cidades em que passava. Foi esse material que inspirou Thaisa.

APONTAMENTOS

# Bestetti foi um dos cerca de 25 mil pracinhas brasileiros que formaram na Itália a única frente da América do Sul nos campos de batalha da Europa na Segunda Guerra.

# A grande vitória brasileira foi em Monte Castelo, chamado de “morro maldito”, em uma campanha que durou três meses.

# O inverno foi o mais rigoroso em quase 50 anos, com média de 20 graus negativos nos Apeninos italianos em 1944.

# Durante as batalhas foram 457 os militares da FEB que perderam a vida.

# Arlindo visitou ao final da Guerra as seguintes cidades: Pisa, Riola, Bolonha, Sassuolo, Reggio Emilia, Parma, Borgonovo Val Tidone, Alessandria, Rapallo e Gênova.

Fotos: Arquivo Pessoal
Prev Post

A estrela, do começo ao…

Next Post

150 anos de imigração? Tem…

post-bars

Leave a Comment