LOADING...

Jundiaqui

 O professor Nelson Foot, um jundiaiense ilustre
14 de outubro de 2020

O professor Nelson Foot, um jundiaiense ilustre

Por Vivaldo José Breternitz

Nelson Foot nasceu em nossa cidade no dia 29 de maio de 1908, filho de pais ingleses, Alfred Foot e Amy Tinson Foot; foi professor, filólogo, historiador, articulista e poeta.

Na infância cursou o Ginásio José Bonifácio, localizado na esquina das ruas Prudente de Moraes e Cel. Siqueira de Moraes, e pertencente ao professor Giácomo Ítria. Posteriormente estudou no Colégio D. Pedro II, localizado na rua do Rosário, no local onde depois foi construído o Grande Hotel; essa escola era de propriedade do professor João Luiz de Campos.

Autodidata, dotado de grande cultura, Nelson Foot trabalhou em muitas escolas: na Escola Normal de Santa Rita do Passa Quatro foi diretor, além de lecionar latim, português e inglês. Em Jundiaí foi professor de português e de inglês na Escola de Comércio Prof. Luiz Rosa, e de latim, inglês e francês em colégio da rede estadual.

Mas na área educacional sua maior obra foi o SENAI, que dirigiu desde sua implantação em 1944 até 1969, quando foi sucedido por outro ilustre professor: Waldemir Savoy. Trabalhou também na Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Participou intensamente da vida cultural de nossa cidade, escrevendo, organizando eventos etc.

Lutou pela instalação em nossa cidade de instituições como a Faculdade de Medicina de Jundiaí, Escola Técnica Estadual Vasco Antonio Venchiarutti e Museu Histórico e Cultural.

Faleceu em 20 de janeiro de 1984; seu nome foi dado à Biblioteca Municipal que hoje funciona no Complexo Argos.

Vivaldo José Breternitz é autor do blog Jundiahy Antiga

Prev Post

Homenagens aos professores e professoras

Next Post

Aos mestres: com afeto e…

post-bars

Leave a Comment